O que é Business Intelligence e como essa tecnologia pode ajudar nas decisões empresariais?

Compartilhe este conteúdo

Business IntelligenceDentro do mundo empresarial, quem trabalha com achismos muitas vezes acaba se dando mal. Para competir com os maiores e mais fortes, você precisa estar equipado com tecnologias e metodologias assertivas.

Uma das utilizações de informações que mais ajudam as empresas a tomarem decisões é o BI, conhecido também como Business Intelligence. O conceito começou a ganhar espaço em 1958, a partir de um artigo escrito pelo cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.

Hoje, esse processo é essencial e muito usado por empresas de renome. Nesse artigo, preparamos um conteúdo sensacional pra você ficar a par dessa técnica. Acompanhe:

  • O que é Business Intelligence;
  • Quais são seus benefícios;
  • Como aplicar BI da melhor maneira no seu negócio;
  • Quais são as tendências para o futuro do Business Intelligence.

Vamos lá?


Business IntelligenceO que é Business Intelligence?

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas devem se encontrar mais preparadas para ganhar destaque em meio a tantos concorrentes. Nesse contexto, o BI entra como uma forma inteligente de identificar falhas e tomar decisões acertadas.

Business Intelligence significa Inteligência de Negócios e consiste em metodologias, processos e tecnologias que transformam dados em inteligência, ou seja, em informação relevante para o negócio. Essa grande quantidade de dados não significa nada sozinha, mas quando cruzada e estruturada pelo BI, toma forma e ajuda executivos a tomarem decisões.

O objetivo central do BI é agrupar e explorar informações para descobrir vantagens que beneficiem seu negócio. Portanto, ele vai te auxiliar na interpretação e análise de dados para que você consiga identificar oportunidades e ameaças.


Quais principais benefícios ele ofereceQuais são seus benefícios?

A aplicação do Business Intelligence na sua empresa vai permitir que você faça uma gestão melhor e mais inteligente. Veja agora alguns benefícios desse processo.

1. Decisões mais assertivas

Com o Business Intelligence, a sua empresa vai tomar decisões baseadas em dados. Com informações mais relevantes, as chances das suas ações darem errado são reduzidas. O BI pode ajudar todas as áreas das empresas e, no marketing, ele pode atuar junto com a análise de métricas e resultados, para que você faça investimentos que valem a pena.

2. Experiência de compra melhor

O BI pode impactar diretamente a experiência de compra e a satisfação dos clientes. Diversas empresas criam dashboards para puxar dados de operações que apoiem o atendimento ao cliente ou que melhorem o suporte ao cliente. Desse modo, você resolve os problemas dos clientes antes mesmo que eles precisem reclamar.

3. Vantagem competitiva

Outro benefício interessante do Business Intelligence é a vantagem competitiva que ele confere às empresas. Organizações que conhecem bem o mercado e estudam a performance dos concorrentes através de dados certamente ficam à frente na linha de chegada.

Além disso, com as ferramentas de BI, você pode prever tendências, monitorar mudanças no mercado, enxergar o melhor momento de se posicionar e antecipar as necessidades do consumidor.

4. Relatórios rápidos e eficientes

Graças ao BI, você consegue desenvolver relatórios personalizados para monitorar KPIs e uma variedade de outras informações, como dados financeiros, operacionais e de vendas, por exemplo. Esses relatórios são gerados em tempo real e otimizam a produtividade dos seus colaboradores, pois tornam o processo muito mais eficiente.

E somado a isso, com relatórios mais rápidos, você fica livre para agir rápido quando algum problema ou crise acontece.


Como aplicar o BI no seu negócioComo aplicar BI da melhor maneira no seu negócio?

Depois de ler tudo sobre esse conceito e entender suas vantagens, você deve estar se perguntando: como aplicá-lo na prática? Há alguns pontos básicos que você deve seguir na hora de trabalhar com Business Intelligence. Veja nossas dicas agora!

1. Trate seus dados com qualidade

Em qualquer empresa que faz tratamento de dados, é necessário estar atento à qualidade das informações coletadas e utilizadas. Elas precisam ser de fácil interpretação e acessibilidade. Para que isso aconteça, tenha uma boa infraestrutura que entregue os registros com agilidade e integridade.

Investir em segurança é fundamental. Portanto, crie regras de acesso e tenha uma boa governança de dados. Caso seus dados vazem ou sejam usados com má índole, você pode ser penalizado pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

2. Seja flexível

Entender o que é BI (Business Intelligence) é essencial para que você saiba aplicá-lo junto com o planejamento e o plano do seu negócio. Dessa forma, você dá continuidade à sua empresa de modo sustentável no longo prazo.

Mas mais do que isso, você deve adaptar ao processo de acordo com as mudanças no mercado, as novas metas, a nova rotina de trabalho e outras variáveis. Então, sempre aplique BI tendo em mente que é necessário ter essa flexibilidade.

3. Saiba quais são os seus objetivos

Os analistas de Business Intelligence da sua empresa devem ter uma visão clara dos objetivos do negócio. Do contrário, a análise não será bem executada. Então, você já precisa ter definido as metas, os pontos fortes e fracos da empresa.

Só depois disso que você pode coletar e interpretar dados de várias fontes do seu negócio. Algumas dessas fontes são:


Quais as tendências para o futuroQuais são as tendências para o futuro do Business Intelligence?

O Business Intelligence, assim como tantas outras áreas, está em constante evolução. Por isso, há diversas tendências que já nos permeiam hoje e que ficarão ainda mais fortes:

  • AI (Inteligência Artificial) -> mesmo que ainda pareça coisa de filme, a inteligência artificial já existe e vem se desenvolvendo cada vez mais. Os prognósticos são de que ela vai melhorar os processos de BI e as tomadas de decisões;
  • Análises preditivas e prescritivas -> a análise preditiva envolve prever o futuro a partir de dados. Já existem ferramentas que fazem isso no marketing, como o behavioral targeting, por exemplo;
  • Segurança das informações -> por ser uma tecnologia que lê dados, as previsões são de que o Business Intelligence se torne ainda mais seguro e sigiloso;
  • Gestão de pessoas -> outra tendência interessante é que o BI pode ajudar na promoção do conhecimento entre os colaboradores. As equipes estarão mais conscientes de seus erros, metas e objetivos.

É, com certeza, o Business Intelligence ainda tem muito a oferecer para as empresas, tanto agora quanto no futuro. E aqueles que não aderirem a essa tecnologia correm o risco de serem ultrapassados.

Mas e aí, curtiu? Então, leia também:

Big Data – como a Era dos dados pode beneficiar seu negócio

Estratégias de CRM: como realizar a gestão de relacionamento com clientes

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.