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Quantos e-mails você recebe diariamente na sua caixa de entrada? Provavelmente, muitos – todos eles competem pela sua atenção e pela sua intenção de compra.

Para se destacar na caixa de entrada, é preciso contar com um bom título. Mas com uma demanda tão grande de criar frases curtas, marcantes e que geram curiosidade, cada vez mais profissionais buscam por alternativas para a criação de assunto de email com inteligência artificial.

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa quanto essa utilizando IA? A resposta é sim. Mas para fazer isso, não basta jogar “crie um assunto de email” em uma inteligência artificial. É preciso ter cuidados específicos e transmitir os recursos adequados para que a ferramenta consiga entregar opções realmente viáveis.


10 passos para a criação de assuntos de email com inteligência artificial

Ferramentas de inteligência artificial podem gerar ótimos exemplos de assunto de email se forem usadas com conhecimento técnico. O primeiro passo está em entender que essa tecnologia é capaz de fazer coisas incríveis, desde que elas entendam qual é a sua necessidade.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você consiga usar os prompts (ou seja, os comandos) adequados para ter as melhores sugestões.

#1 defina objetivos e público-alvo

Antes de qualquer ação de email marketing, tenha em mente o que você quer entregar com ele e quem deve ser atingido. Pense que ninguém gosta de ter sua caixa de entrada lotada de emails da mesma marca e, por isso, cada envio seja realmente estratégico e muito bem aproveitado.

Para isso, ter um plano de marketing bem desenvolvido é essencial. Nele, você identificará o comportamento do seu público-alvo, as suas necessidades e quais são os melhores caminhos para gerar conversões.

#2 escolha uma ferramenta para criar assuntos de email com inteligência artificial

Uma vez que os seus objetivos foram traçados, você pode escolher a ferramenta de IA que mais se alinha com eles.

Uma boa sugestão é criar alguns temas fictícios para um teste e aplicar o mesmo prompt em diversas plataformas diferentes. A que oferecer as melhores respostas é provavelmente a mais indicada para o seu projeto.

Vale colocar na sua lista de possibilidades o ChatGPT, o Copywriting AI e a Writesonic, que são referências neste segmento e podem ser de grande ajuda na missão de como criar assunto de email com inteligência artificial.

Sabia que, na Dinamize, você consegue criar assuntos de email marketing utilizando inteligência artificial? Se você já é nosso cliente, confira como utilizar o Gerador de Assuntos.

#3 coleta de dados

Agora, é hora de conferir relatórios antigos para verificar qual tipo de assunto de email teve mais sucesso entre o público. Quanto mais informações você tiver, mais dados promissores vai poder passar para a inteligência artificial.

#4 forneça o direcionamento adequado

O maior diferencial da inteligência artificial é a sua capacidade de aprender com os próprios erros e acertos. Portanto, nada mais justo do que direcionar a ferramenta para reconhecer os padrões e as preferências do seu público.

Se esse passo for executado corretamente, as sugestões da IA serão muito mais precisas, principalmente se houver uma atualização constante de como foram os resultados dos títulos anteriores feitos pela própria tecnologia.

#5 escolha de parâmetros

Os parâmetros de IA referem-se à inclusão de palavras-chaves, gatilhos de venda ou elementos de personalização em geral que fazem sentido para o seu público-alvo.

Vale ressaltar que você também pode incluir características como número de caracteres, estilo, uso de emojis ou o que julgar necessário para chamar a atenção dos seus leads.

No Gerador de Assuntos da Dinamize, por exemplo, ao criar seu assunto de email utilizando inteligência artificial você já define diversos detalhes que vão trazer as sugestões certas:

Área para geração de assuntos utilizando inteligência artificial na Dinamize

#6 geração de títulos

É hora de partir para a ação. Agora que você já sabe como criar assunto de email com inteligência artificial, comece a praticar.

Sinta-se confortável para pedir que a tecnologia refaça o processo diversas vezes, modificando pontos que ainda não estão de acordo com a sua expectativa. Uma boa dica é fazer o seu pedido já com um número específico de opções.

#7 avaliação e classificação

Com centenas de respostas disponíveis, é preciso avaliar quais delas têm o maior potencial de sucesso. Crie tabelas para dividir as alternativas em diferentes níveis de interesse, já que um título que não é tão promissor agora pode se tornar a melhor escolha para uma próxima campanha.

#8 teste A/B automatizado

Uma vez que o seu email está pronto, é hora de verificar os detalhes que fazem a diferença. Uma ótima recomendação de como criar assuntos de email com inteligência artificial é configurar um teste A/B com algumas variações de título e determinar qual foi o mais eficaz.

#9 ajuste e otimização

Assim que você tiver os resultados do teste A/B, já pode começar a pensar em como melhorar os próximos assuntos de email marketing. Executar otimizações frequentes é um passo essencial, bem como estar sempre alinhado ao que está em destaque entre o público.

#10 monitoramento e relatórios

Agora é hora de ficar de olho e ver como os emails estão performando. Não se preocupe, pois isso não precisa tomar horas do seu tempo e nem te gerar dor de cabeça. Hoje em dia, existem diversas soluções para entender o seu desempenho de marketing digital.

Na Dinamize, você conta com diversas funcionalidades com foco na organização e análise de resultados gerados via email marketing. Com essa plataforma, você consegue visualizar o que está chamando a atenção dos seus leads e descobre no que investir para chegar mais perto dos seus objetivos.


Hora de ir para a prática!

Agora que você sabe como criar os melhores assuntos utilizando inteligência artificial, que tal contar com uma plataforma para vender mais e fidelizar clientes através do email marketing?

A Dinamize oferece um teste grátis para que você conheça todas as funcionalidades da plataforma – incluindo o Gerador de Assuntos. Vale aproveitar o tempo gratuito e descobrir a diferença que uma boa plataforma de automação de marketing pode fazer no seu projeto!

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