Ao apresentar sua empresa para um cliente, você precisa deixá-lo deslumbrado e encantado pela sua marca. A apresentação comercial, portanto, é um dos momentos mais cruciais quando se fala em fechamento de negócios e ela muitas vezes é o fator definitivo de contratação.
Dizem que não devemos julgar pelas primeiras impressões, mas no caso do marketing é diferente. A primeira sensação que sua marca gera em uma pessoa é o que vai despertar o interesse e a atenção daquele cliente em potencial.
É por isso que elaborar uma apresentação comercial de sucesso é tão importante. E se você quer saber como fazer a sua, desde à identidade visual até o conteúdo, vamos compartilhar:
- 5 dicas de design para uma apresentação comercial encantadora;
- 5 dicas de conteúdo persuasivo para uma apresentação de sucesso.
Vem com a gente!
5 dicas de design para uma apresentação comercial encantadora
Todas as suas apresentações comerciais devem estar de acordo com a identidade visual da sua empresa. Elas não precisam ter um design idêntico, mas devem estar em consonância com a sua marca. Do contrário, você pode causar um estranhamento no cliente.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas de design pra você aplicar nas suas apresentações. Então, veja abaixo!
1. Aposte em slides criativos
Diversas empresas pegam templates de design prontos da Internet. Então, se você quer se diferenciar, tenha em mente que a sua apresentação comercial precisa surpreender e chamar a atenção. O cliente deve pensar: “nossa, eles capricharam mesmo e pensaram em todos os detalhes”.
Além disso, respeite a identidade visual da sua marca. Afinal, trabalhar o branding é sempre importante. Para deixar sua marca gravada na mente do cliente, você precisa usar os elementos da sua identidade, entende?
2. Evite blocos de parágrafos enormes
O uso de texto excessivo prejudica o dinamismo de qualquer apresentação comercial. Por isso, procure sintetizar as informações em tópicos e dê destaque às palavras e frases mais importantes.
O ideal é que você escreva uma boa copy objetiva com pequenas frases ou palavras-chave que sirvam como um apoio na hora de apresentar. Portanto, evite parágrafos longos demais.
3. Ilustre com imagens, infográficos e vídeos
Para deixar a apresentação comercial ainda mais interessante, utilize imagens para ilustrar suas explicações e, se você vende produtos, para mostrá-los ao cliente. Além disso, se você tiver vídeos que sejam relevantes, coloque-os também.
Segundo pesquisas, os vídeos são um tipo de conteúdo que retém a atenção das pessoas e ao mesmo tempo educam e entretêm. Então, use e abuse desse recurso!
Usar infográficos é legal especialmente se você vai explicar algo mais complexo em etapas ou com o uso de dados.
4. Não utilize transições estranhas
Nada de efeitos xadrez, espirais e outros tipos de transições bregas. Evite distrair o cliente em potencial a ponto de tirar o foco do conteúdo. Crie slides que transmitam a proposta de valor da sua empresa e que sejam coerentes.
5. Cuidado com a legibilidade
Evite usar cores sem contraste nos seus slides e fontes tipográficas muito fantasiosas ou cursivas. O texto da sua apresentação comercial deve ser 100% legível. Ser criativo é legal, mas também não vale exagerar, tá bem?
Uma dica incrível é criar caixas de texto com cores adequadas, caso o fundo do seu slide prejudique a legibilidade. Além disso, não use elementos em excesso, ok? Ninguém gosta de apresentações com muita poluição visual.
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5 dicas de conteúdo persuasivo para uma apresentação comercial de sucesso
Uma apresentação comercial boa é aquela que vende o produto e serviço, prendendo a audiência e demonstrando os pontos positivos da empresa. Veja agora alguns itens que não podem faltar na sua proposta.
1. Mostre o valor do seu negócio
O conteúdo da apresentação comercial deve indicar, de forma objetiva, como a sua empresa pode agregar valor. Clientes recebem propostas comerciais todos os dias, então você precisa se diferenciar de alguma forma.
Mostre como a sua empresa vai resolver o problema do cliente, explique quais são os seus valores, sua missão e fale sobre os benefícios do produto.
2. Valorize seus diferenciais
Como você se diferencia da concorrência? O que torna a sua marca única e especial? É fundamental adicionar esses itens na apresentação e, se você quiser, pode até incluir dados que comprovem a sua expertise.
Lembre-se de usar dados confiáveis, retirados de pesquisas reais, e apresentá-los de forma dinâmica, como através dos infográficos que mencionamos acima.
3. Faça storytelling
O que torna uma apresentação comercial interessante é como ela é contada. Para prender a audiência, crie um bom storytelling sobre a trajetória da sua empresa e explique como você e seu time chegaram até o momento atua atualmente.
Contudo, na hora de falar sobre a empresa, não use apenas dados objetivos. Procure inserir emoção na narrativa e conte sobre situações inspiradoras, lições que você aprendeu com suas experiências, entre outros.
4. Dê detalhes sobre o produto/serviço
Um item que não pode faltar, é claro, são as informações sobre o produto ou serviço que você está vendendo. Ao falar sobre ele, destaque quais são os seus pontos positivos e explique como ele pode transformar a vida do cliente.
Inclua todos os detalhes necessários, pois o cliente precisa entender o que está incluído no pacote, como prazos, políticas, materiais e orçamentos.
5. Adicione cases de sucesso
A prova social faz parte de uma técnica de vendas que tem o objetivo de gerar confiança no cliente. Afinal, se outros clientes provaram o seu serviço e gostaram, por que o prospect não iria gostar?
Por isso, apresente os seus melhores cases de sucesso. Você pode inseri-los em forma de depoimentos em vídeo, imagens com dados que comprovam os resultados de outros clientes, mensagens de consumidores satisfeitos etc.
Agora, você já está craque em apresentações e pode focar em se preparar e ensaiar para impressionar o cliente.
A parte da oratória também é super importante, então, não a subestime e treine muito! E não se esqueça de se mostrar disponível para responder todas as dúvidas e perguntas do cliente.
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