Análise PESTEL: o que é e como utilizar a ferramenta

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A análise de mercado é uma das fases iniciais para o planejamento de qualquer negócio. Fazer os investimentos corretamente e entender o cenário e as tendências é essencial para que a empresa tenha sucesso. Mas, além disso, o uso de ferramentas como a análise PESTEL contribui para entender melhor fatores externos e como eles atingem a marca.A análise SWOT é mais conhecida pelos gestores, mas junto com a análise PESTEL e as 5 forças de Porter, essas ferramentas podem ser usadas para compreender as particularidades do cenário em que o negócio está inserido.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara e ampla dos aspectos que influenciam as chances de sucesso do negócio. Se tratam de métodos que são usados para evidenciar quais são os pontos fortes e fracos, e isso, definitivamente, faz toda diferença nas tomadas de decisões.

O que acha de aprender o que é análise PESTEL e como funciona?


análise pestelO que é Análise PESTEL?

A análise PESTEL é usada para conferir oportunidades e ameaças externas. É uma ferramenta estratégica que a gestão da empresa utiliza para identificar, realizar análises, organizar e fazer o monitoramento de fatores que são capazes de gerar algum impacto na organização — seja no presente ou no futuro.

Por mais que as empresas costumem ter um olhar interno para aperfeiçoar seus processos, há condições externas que devem ser compreendidas. Desse modo, o ambiente macro em que a empresa está inserida gera situações que influenciam nas operações do negócio. Portanto, são fatores bastante relevantes e importantes para análise.

PESTEL é uma nomenclatura que pode variar, já que são incluídos fatores diferentes. Em português, o nome certo seria PESTAL, pois “environment”, na sigla em inglês, é substituído por “ambiente”.

Assim, a sigla da análise PESTEL consiste nos seguintes fatores:

  • P – Político
  • E- Econômico
  • S – Sociais
  • T – Tecnológico
  • E – Ambiental
  • L – Legal

Mais recentemente a análise foi expandida para outros fatores, e um deles é sobre a questão ética. Com isso, o nome ficaria análise PESTELE, mas ao longo dos anos outros fatores também foram incluídos e expandiram a estrutura, entre esses aspectos podemos citar:

  • Demografia
  • Ecologia
  • Intercultura

A ideia é que esses fatores sejam divididos em tópicos para listar quais são as tendências dessas áreas e como elas têm reflexo no negócio. A ferramenta é muito útil para movimentos de expansão de negócios. Dessa forma, os profissionais de marketing conseguem fazer uma análise de cada um dos aspectos macroambientais e como eles impactam na organização.

A partir daqui, você vai entender um pouco melhor como cada um dos fatores da análise PESTEL funcionam.


análise pestelComo fazer a análise PESTELE?

Entender cada um dos fatores e o que eles representam é essencial para poder trabalhar essas influências. Então, conheça quais são os fatores externos que são analisados pela ferramenta.

Fatores políticos

A política tem um enorme peso em nossas vidas. As decisões desse campo mexem com a economia e têm reflexos diretos no comércio. Portanto, a estabilidade ou instabilidade do governo influenciam no cenário do mercado.

Além disso, mercados estrangeiros, políticas tributárias, legislações, setores público e privado e outras relações políticas podem apresentar desafios para as empresas — como, por exemplo, a alta do dólar alterar o preço dos produtos importados, ou até mesmo as tarifas sobre essas importações terem impacto no valor final desses produtos.

Fatores econômicos

Questões políticas e economia têm uma forte ligação. Os fatores econômicos são bem significativos na forma que a empresa faz negócios. Nesse ponto, a economia tem forte impacto na lucratividade e no crescimento de uma marca. Afinal, esses aspectos estão relacionados à:

  • taxa de juros
  • câmbio
  • inflação
  • renda dos consumidores
  • acesso à crédito

O entendimento da economia passa por questões que abrangem fatores macroeconômicos (condições gerais, como oferta e demanda) e microeconômicos (renda individual dos consumidores).

Fatores sociais

A segmentação é uma das medidas mais básicas nas estratégias de marketing digital. Ter sucesso nas ações depende muito do direcionamento das campanhas, pois saber quem é o público certo faz toda diferença nos resultados.

Entender qual é o contexto social da persona é fundamental para que você possa convertê-la e fazer com que ela se engaje com a sua marca. Os aspectos socioculturais influenciam diretamente no que a pessoa consome, como ela consome, onde e quando ela compra.

Conhecer a faixa etária, renda, crenças, interesses, costumes e outras características ajudam a criar uma estratégia mais centrada no que a persona realmente precisa. Dessa forma, você consegue criar uma estratégia com conteúdos, produtos e serviços que serão mais bem recebidos pelo público.

Fatores tecnológicos

Qualquer empresa que queira se manter no mercado ou expandir seus negócios deve estar inserida no ambiente digital. Portanto, os fatores tecnológicos dizem respeito a como a marca utiliza esse recurso para melhorar seus serviços.

A tecnologia é uma grande aliada para gerar oportunidades e facilitar a entrada em novos mercados. A tendência de produtos e estratégias que ficam obsoletas é desaparecer, restando apenas aquelas marcas que investem em ferramentas tecnológicas. Assim, processos e operações são mais eficientes e otimizadas para atender uma demanda cada vez mais exigente.

Fatores Ambientais

A consciência ambiental dos consumidores é muito maior do que alguns anos atrás. Inclusive, esse pode ser um dos requisitos para que a pessoa se torne ou não cliente de determinada empresa.

A poluição ambiental, aquecimento global, escassez de matérias-primas e muitas outras questões agora determinam se os consumidores farão ou não compras de produtos das marcas. Nesse sentido, os fatores ambientais são importantes para estabelecer uma relação entre clientes e empresas.

Portanto, é preciso compreender não apenas o contexto ambiental, mas também o que os consumidores pensam sobre o assunto. A ética de fazer compras de forma responsável e sustentável atrai o público, evita punições legais e ainda ajuda o planeta.

Fatores legais

Cada setor tem suas legislações específicas. Ou seja, esse é um ponto primordial para evitar problemas legais e danos financeiros — além de ter um impacto negativo na credibilidade da marca perante o público.

Os fatores legais estão ligados a questões como:

  • direito do consumidor
  • regulamentação das relações de trabalho
  • saúde e segurança dos colaboradores
  • boas condições de trabalho
  • oportunidades iguais

Fatores éticos

Essa foi uma das adições ao PESTEL, e o “E” dos fatores éticos fez com que o nome mudasse para análise PESTELE. A ética envolve princípios e problemas de origem moral e questões éticas dentro de uma empresa.

Por exemplo, marcas que utilizam trabalho exploratório ou matérias-primas de fontes questionáveis ficam mal vistas no mercado — assim como as empresas que fazem trabalhos voluntários, têm atividades filantrópicas, são ativistas e têm responsabilidade social são mais bem vistas. Dessa maneira, a ética deve ser um dos pilares em que a empresa se constrói.

A utilização da análise PESTEL, ou PESTELE, trabalha com fatores que ajudam a criar negócios de valor. Portanto, o uso da ferramenta aponta em quais aspectos a marca pode investir e melhorar para ter um crescimento mais expressivo.

Caso esteja em um momento de reestruturação, aproveite para ver o nosso post sobre rebranding e como essa estratégia pode ajudar a sua marca!

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