Como escolher a melhor agência de marketing digital para o seu negócio?

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Agência de marketing digital

Às vezes, precisamos avaliar se a equipe interna do nosso negócio dá conta do recado ou se é preciso terceirizar algo. Conforme uma empresa cresce, fica cada vez mais difícil fazer tudo sem ajuda externa. Além disso, não é bom sobrecarregar os colaboradores com tarefas que não fazem parte de sua função.

Se você também sente isso, talvez precise de uma agência de marketing digital. Existem diversos tipos de agências, de variados tamanhos e especialidades. Portanto, cabe a você fazer essa pesquisa e escolher a melhor opção para sua empresa.

Foi por isso que, neste artigo, trouxemos alguns itens para te ajudar a fazer sua escolha. É claro que a tarefa de pesquisar vai ficar ao seu cargo, mas nós podemos facilitar o seu trabalho com esse passo a passo.

Leia os próximos tópicos para entender como você pode identificar qual agência se adequa mais às suas necessidades.

1. Identifique quais são suas necessidades

Primeiramente, você precisa definir se realmente precisa de uma agência. Há outros tipos de serviços de marketing digital que você pode contratar, como consultoria e profissionais freelancers, por exemplo. Veja quais são as vantagens de cada uma dessas opções:

  • Consultoria: se você é o tipo de pessoa que gosta de colocar a mão na massa, a consultoria pode ser uma boa opção. O consultor vai dar a dicas e fazer um acompanhamento das ações, mas você mesmo terá que colocá-las em prática;
  • Freelancer: se você precisa terceirizar uma atividade muito específica, pode ser que valha a pena contratar um freelancer. Esses profissionais são especializados e podem te ajudar a cumprir demandas por um preço menor;
  • Agência: se você precisa de um time de pessoas te ajudando constantemente, contrate uma agência de marketing. Essa opção é ideal quando há diversas demandas complexas que necessitam da colaboração de uma equipe, por exemplo.

Decidiu escolher por uma agência? Bom, feito isso, identifique quais são os objetivos da sua empresa. Para escolher a agência de marketing digital ideal, você terá que verificar se ela oferece serviços que resolvem as suas dores.

Se você precisa focar mais em produção de conteúdo, você pode contratar agências especializadas nisso. Agora, se você precisa de criação de sites, talvez outra agência seja mais adequada para trazer os resultados desejados.

2. Analise os cases de sucesso

A prova social é um dos maiores indicadores de autoridade. E as agências costumam trazer provas sociais no formato de cases de sucesso.

Cases de sucesso são trabalhos que as agências já fizeram para outros clientes e que tiveram resultados surpreendentes. Você pode entrar no site da empresa e procurar pelo seu portfólio. Ali, você vai encontrar alguns cases com detalhes e explicações sobre o projeto.

Você também pode investigar se eles já possuem alguma experiência com empresas do seu ramo. Caso não ache nada na web, não hesite em ligar e pedir para conhecer os projetos. Dificilmente eles vão negar.

Agência de marketing digital3. Pesquise sobre a reputação da empresa

O próximo passo é analisar a reputação da agência. É sempre bom procurar o histórico do lugar que vamos contratar, não é? Imagina gastar seu dinheiro com uma empresa desonesta ou obsoleta demais? Você só iria se arrepender.

Bom, para fazer isso, veja as avaliações da empresa no Facebook e no Linkedin, e procure por reclamações. Além disso, você pode entrar em contato com outros clientes para perguntar se eles ficaram satisfeitos com o serviço prestado.

Leve em consideração os seguintes fatores:

  • Certificações e parceiros: muitas agências digitais possuem certificações ou parcerias com empresas como o Google, Hubspot e Rock Content. Portanto, elas possuem mais reconhecimento no mercado, já que essas certificações garantem que elas possuem o conhecimento necessário para gerar resultados;
  • Premiações: o mundo das premiações está muito presente no marketing. Ao pesquisar sobre uma agência, veja se eles já ganharam algum prêmio que ateste sua competência;
  • Notícias: por que não pesquisar se eles aparecem na mídia? Às vezes, alguma matéria no jornal pode ser esclarecedora, além de demonstrar que eles são relevantes.

Agência de marketing digital4. Veja como a agência faz o seu próprio marketing

Já pensou se deparar com uma agência com péssimas estratégias de marketing digital? Vale a reflexão: o que isso diz da empresa e do seu trabalho? Afinal, quando um negócio não consegue gerar resultados para si mesmo, será que ele realmente sabe o que está fazendo?

As redes sociais e os sites das agências de marketing digital funcionam como suas vitrines. Por isso, acesse o blog da empresa, verifique como são feitos os posts no Instagram e as campanhas de email marketing. Você pode analisar os seguintes pontos:

  • Site: o site é otimizado para dispositivos móveis, é rápido e tem uma boa usabilidade?
  • Redes Sociais: que tipos de posts a agência posta? Eles são inovadores e estratégicos? Como eles se relacionam com seus seguidores e sua audiência?
  • Blog: o conteúdo do blog é de qualidade? Eles disponibilizam materiais diversos, como ebooks, whitepapers e outros?
  • SEO: eles estão bem posicionados no Google ou nem sequer aparecem por lá?

5. Visite a agência e conheça os processos

É muito comum que os prospects de uma agência de marketing visitem o local para um “reconhecimento do território“. Por isso, não há problema algum em pedir para fazer uma pequena visita.

Ao visitar, procure avaliar como é o local. Se você, por exemplo, é uma startup e precisa de processos inovadores nas suas estratégias de marketing, analise quais são os departamentos da empresa, como eles trabalham e usam a tecnologia.

Sinta o clima organizacional da empresa. Se há um bom atendimento, recepção e desconcentração no ambiente, isso pode ser um sinal positivo. Afinal, ambientes mais amigáveis costumam ser mais produtivos.

Agência de marketing digital6. Compare os orçamentos

E por último, mas não menos importante, é a verificação do orçamento de marketing. Se sua empresa não tem verba o suficiente para ser atendido pela agência, então ela provavelmente não é pra você. Mas leve em consideração o custo benefício.

Pode ser que uma agência mais cara te traga resultados ainda melhores e possibilite que você escale o seu negócio. Além disso, muitas empresas trabalham com pacotes. Você pode começar com um pacote mais barato no início e ir subindo aos poucos.

E é claro, sempre desconfie daqueles lugares que cobram um preço muito abaixo do mercado. Esse tipo de valor geralmente sinaliza que há algo de errado: ou eles não têm experiência o suficiente ou não fazem um trabalho de qualidade.

Leia também: ROI – Aprenda a fórmula do Retorno sobre o Investimento

Com certeza, escolher uma agência de marketing digital não é uma tarefa simples e direta. Leve todos esses pontos em consideração e, por fim, ache um equilíbrio entre eles. Então, pense bem antes de tomar sua decisão!

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7 ações para utilizar a plataforma de automação de marketing integrada com outros sistemas

Referências:

How to choose the best digital marketing agency in 7 steps

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