Existe uma série de práticas que garantem a otimização de textos para SEO, além de tornar o conteúdo mais acessível para os leitores. Esse artigo é mais voltado para quem tem um site ou blog no WordPress. Entretanto, esses itens levantados aqui podem ser aplicados aos textos de qualquer plataforma.
Veja algumas dicas para otimizar o seu texto, engajando seus leitores e, consequentemente, conquistando melhores posições no Google.
O leitor em primeiro lugar
Você já ouviu falar de SEO? Em resumo, SEO é o conjunto de ações que fazem com que um conteúdo se destaque em mecanismos de busca, como o Google.
Quando se fala de SEO, a associação mais rápida que se faz envolve o uso de palavras-chave ideais nas páginas do site, em blog posts etc. Inclusive, o uso de palavras-chave e como defini-las é um dos tópicos deste artigo.
Mas SEO vai além de definir e utilizar as palavras-chave ideais para sua marca. Fatores como velocidade de carregamento do site e responsividade também devem ser considerados.
Esses exemplos todos passam por um ponto em comum: o leitor.
Se um site é responsivo em dispositivos móveis, com carregamento rápido e com conteúdo útil para o público, ele tem mais chances de se tornar uma referência.
Agora, vamos falar da otimização de textos para SEO:
Para saber mais sobre outras ações de SEO, leia o resumo do livro SEO 2019, de Adam Clarke, produzido pela Tracto.
Primeiros passos
Se você usa o WordPress para criar as páginas do site e/ou textos para o blog, aqui vai uma dica que facilita a criação de textos otimizados para SEO.
O plugin Yoast SEO auxilia você a produzir textos otimizados para SEO. Ele analisa as páginas criadas no WordPress, apontando melhorias no texto.
A partir do momento que aplica essas sugestões de melhoria, você proporciona uma melhor experiência de leitura para os visitantes do seu site.
Como o Yoast avalia se um texto está otimizado para SEO
Veja na imagem abaixo. A divisão das observações é bem simples: os “problemas” do texto estão destacados com um ícone vermelho, enquanto os “bons resultados” são destacados em verde.
O Yoast também identifica em que partes do texto foram indicadas determinadas informações. Veja na imagem abaixo, no ícone em destaque. Ao clicar nele, o resultado será destacado no texto.
Dicas de otimização de textos para SEO
Como você viu anteriormente, o Yoast apresenta uma série de dicas para facilitar a produção de textos mais qualificados.
Veja os principais atributos para otimizar seus textos, de acordo com os critérios do Yoast.
1 – Palavras-chave definidas
As palavras-chave funcionam como a base para o conteúdo que será produzido. Elas devem estar de acordo com os assuntos relacionados à sua marca ou produto. Exemplo: ao buscar informações sobre um determinado tema no Google, as pessoas indicam termos que consideram importantes para chegar até o conteúdo que pode ajudá-las. Essas são as palavras-chave.
As palavras-chave podem ser mais simples, com no máximo 3 termos, ou mais específicas, tendo 4 ou mais termos. Esses dois tipos são conhecidos como cauda curta e cauda longa:
Cauda curta -> Automação de marketing
Cauda longa -> Ferramenta de automação de marketing para Ecommerce
Veja algumas ferramentas que auxiliam na definição das palavras-chave são as ideias para o seu negócio clicando aqui.
2 – Use subtítulos
Os subtítulos ajudam a tornar a leitura menos cansativa. É cada vez mais difícil convencer as pessoas de que um texto muito extenso vale a leitura completa, independente do tema que você pretende abordar.
Por isso, dividir o seu texto por “blocos temáticos” pode ajudar a otimizar o leitura. Com isso, o usuário identifica os assuntos que serão abordados no texto e consegue definir se o conteúdo é relevante.
De acordo com o Yoast, textos com mais de 300 palavras devem contar com subtítulos. Sabendo disso, organize o conteúdo para inserir subtítulos que facilitem a leitura do texto.
3 – Priorize frases curtas
Com frases curtas, o seu texto fica mais objetivo e, com isso, o leitor se mantém engajado. De acordo com o Yoast, as frases devem ter, no máximo, 20 palavras.
Pense que cada frase do seu texto é uma informação que você poderia dar em uma conversa pessoal. Isso pode ajudar você a escapar da armadilha da frase longa.
Outro ponto que ajuda a qualificar a leitura é o tamanho dos parágrafos. A recomendação do Yoast é que eles tenham, no máximo, 150 palavras.
Proporcionar uma leitura fácil para os usuários é um dos vários fatores analisados pelo Google, em termos de SEO. Por isso, escreva de forma objetiva, simplificando ao máximo o conteúdo que deseja apresentar.
4 – Cuidado com repetições ao iniciar frases
Caso três ou mais frases consecutivas comecem com a mesma palavra, você será notificado pelo Yoast. Essa regra também vale para subtítulos ao longo do texto. Ou seja, se o seu texto tiver três ou mais subtítulos, revise o conteúdo antes de publicar 😉
Lembre-se que buscadores como o Google usam o comportamento do leitor como base para classificar um texto como referência. Por isso, pensar em formas de garantir uma boa leitura aos seguidores do seu blog beneficia, inclusive, para fazer com que o seu site tenha mais acessos.
5 – Palavras de transição
Utilizar palavras de transição é uma forma de ligar o texto produzido, estabelecendo esse senso de continuidade. De acordo com o Yoast, esse é um critério que facilita a leitura.
Durante a produção do texto, o Yoast indica apenas a porcentagem de palavras de transição utilizadas. Ou seja, ele apenas mostra que um texto está ou não de acordo com o recomendado.
A transição pode ser aplicada a partir de palavras como “afinal“, “assim“, “contudo“, “mas“, “porque” e outras. Além da transição a partir de uma palavra, existem exemplos com mais de duas palavras, como por exemplo: “a fim de“, “ainda que“, “bem como“, “da mesma forma” e “isto é“.
Para mais recomendações sobre as palavras de transição, acesse nosso artigo sobre palavras de transição.
6 – Meta-descrição
De acordo com o Google, elas não são obrigatórias. Isso porque o mecanismo de busca pode identificar, dentro do texto, um trecho que esteja de acordo com a consulta realizada pelo usuário.
Para produzir metatags de descrição que destaquem o seu texto, reúna as informações mais relevantes para incluir nesse trecho do texto. A recomendação do Yoast é de que essa descrição tenha, no máximo, 155 caracteres.
Isso quer dizer que uma ou duas frases são suficientes para essa descrição. Veja um exemplo abaixo:
Quais são os benefícios de um texto otimizado
Os textos otimizados para SEO garantem uma série de benefícios, mas o mais importante para toda a sua estratégia de marketing digital é se tornar relevante e referência em conteúdo.
A partir do momento que o seu conteúdo passa a ser considerado relevante para o Google, é natural que o número de visitantes do seu site aumente, o que é ótimo. Mas, para ir além disso, você deve realizar ações para se aproximar desse público, como algumas iscas de captação desses leads. Uma vez que, o lead entra para sua base de contatos, poderá passar por um fluxo de nutrição, com o objetivo de vender seus produtos e serviços.
Você pode fazer isso criando formulários para o seu site. Eles podem ser usados para convidar os leitores a assinarem a newsletter ou então fazer download de conteúdos como ebooks ou pesquisas.
Caso sejam páginas sobre os produtos que você vende, os formulários podem ser usados para que os usuários solicitem mais informações sobre eles ou até mesmo para obter demonstrações.
Quer começar a criar sua base de contatos, gerar mais vendas e engajar o público? Conheça nossa plataforma de automação de marketing!
Dica bônus: seja mestre em textos de SEO em várias plataformas 🙂
O Yoast SEO esta disponível para desenvolvedores de projetos Opensource, neste endereço você tem mais informações sobre o projeto.
Além do WordPress, há versões do Yoast para:
Magento 2, TYPO3, Neos CMS e Drupal
Referências:
10 tips for an awesome and SEO-friendly blog post – Yoast
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes – Ajuda do Search Console
Como Escrever Bem Um Texto e Aparecer entre os Top 10 do Google