Hoje em dia, é difícil conversar com alguém que não tenha consumido algum produto da Amazon. A gigante que vale mais de 1 trilhão de dólares já provou ser uma referência em termos de variedade de produtos e agilidade de entregas. Mas não são apenas os consumidores que se beneficiam disso: os profissionais interessados em divulgar seus produtos e serviços também podem ter enormes vantagens através do uso da Amazon Ads.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esta alternativa no universo do tráfego pago, aprendendo:
- O que é o Amazon Ads
- Tipos de anúncio disponíveis
- Vantagens da ferramenta
- Estratégias avançadas para otimizar suas campanhas
Lembre-se de salvar esse artigo para poder consultá-lo sempre que possível, pois ele será um guia muito útil para os seus próximos projetos. Aproveite a leitura!
O que é e como usar o Amazon Ads?
Trata-se de um conjunto de serviços focados em publicidade esenvolvidos pela Amazon para ampliar o seu catálogo e contribuir com o crescimento de vendedores e associados.
Basicamente, os vendedores podem exibir seus produtos e serviços em uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo, capaz de alcançar até 260 milhões de acessos por mês apenas no Brasil.
Com uma enorme base de dados, a Amazon é capaz de identificar o comportamento de um possível comprador e entregar ofertas com grandes chances de conversão.
Tipos de anúncios
Parece impensável imaginar um sistema de publicidade que não seja versátil o suficiente para atender os inúmeros tipos de anunciantes que buscam por soluções digitais. Essa variedade faz parte do DNA do Amazon Ads, que conta com propostas diferentes para conseguir entregar resultados mais condizentes com as expectativas de seus clientes.
Confira alguns dos principais tipos de Amazon Ads:
Anúncios patrocinados de produtos (sponsored products)
Nesta categoria estão os anúncios que vão aparecer para os consumidores em resultados de pesquisas e nas páginas de detalhes dos produtos. Para que isso funcione, a Amazon utiliza o sistema de palavras-chave, relacionando anúncios com buscas que estão sendo feitas por internautas com potencial de compra.
Anúncios de exibição (Anúncios de Display ou Display Ads)
São anúncios mais dinâmicos e gráficos que podem surgir em diversas partes da plataforma da Amazon. Entre elas, estão as páginas de produtos, áreas específicas da Twitch, resultados de pesquisa e até sites externos que tenham uma parceria com a Amazon.
Anúncios de marca (Sponsored Brands)
Apresentam o logotipo da marca em questão, uma mensagem personalizada determinada pelo cliente e diversos produtos pré-determinados. Eles são encontrados em páginas de resultados de pesquisas, sendo estratégicos para quem está em busca de algo específico e quer uma resposta imediata.
Vantagens da Amazon Ads
Mas será que vale a pena investir em anúncios da Amazon, considerando a existência de outras plataformas como a Meta e Google Ads? A companhia bilionária se preocupou em oferecer diferenciais para conquistar seu público de um jeito único. Aqui estão alguns exemplos:
→ Alcance altamente segmentado
Hoje em dia, ninguém mais quer desperdiçar o investimento em social ADS com leads que não vão ser promissores. Pensando em otimizar cada centavo, a Amazon desenvolveu um sistema de direcionamento extremamente preciso e que interpreta palavras-chave, comportamentos de compra, formatos de anúncios e até a demografia.
→ Rastreio e mensuração precisos
Uma vez que você optou por comprar espaço publicitário com uma companhia e descobriu como funciona o Amazon Ads, vai querer saber que o seu dinheiro está sendo bem usado. Na Amazon, os anunciantes contam com relatórios de vendas completos de métricas e desempenho para avaliar o sucesso de suas campanhas, acessando taxas de conversão e retorno sobre o investimento (ROI).
→ Integração com ferramentas de gerenciamento
Integração é tudo e a Amazon sabe muito disso. Atualmente, a empresa é compatível com várias ferramentas de gerenciamento de anúncios, podendo ter suas ferramentas melhoradas e seu alcance aumentado.
Estratégias eficazes para Amazon Ads
Tudo o que é bom pode ficar ainda melhor quando manipulado do jeito certo. Aqui estão algumas técnicas que podem tornar os seus resultados da Amazon Ads ainda mais significativos.
Pesquisa de palavras-chave detalhada
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave pode te ajudar a desenvolver anúncios mais assertivos e que atingem leads mais quentes. O Amazon Keyword Tool é uma ferramenta específica para que os anunciantes consigam encontrar termos populares e de alto desempenho.
Otimize a listagem de produtos
Não adianta investir em Ads se os seus produtos não possuem títulos claros, descrições detalhadas e imagens de alta qualidade. Dê uma atenção especial ao que as pessoas irão acessar.
Monitoramento contínuo e ajustes
Essa é clássica, mas não pode faltar. O monitoramento de desempenho é o que garante que campanhas sejam bem sucedidas e cumpram com os seus propósitos. Fazer leituras diárias e estudar o comportamento do público é uma ótima maneira de se desenvolver.
Para fechar o assunto com chave de ouro…
A plataforma Amazon Ads se apresenta como uma oportunidade valiosa para os vendedores ampliarem sua presença online e impulsionarem as vendas com o marketing digital. Ao compreender as distintas categorias de anúncios, implementar estratégias eficazes e superar desafios comuns, os anunciantes podem usufruir dos benefícios proporcionados por essa plataforma dinâmica, em constante crescimento.
Manter-se atualizado com as melhores práticas e a contínua otimização das campanhas são passos cruciais para atingir o máximo sucesso nas iniciativas de publicidade na Amazon.
Saiba mais sobre como explorar a mídia paga para impulsionar sua marca!