Como aplicar a personalização no E-commerce para garantir experiências únicas?

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Quem disse que as compras online precisam ser frias, repetitivas e sem graça? A personalização no E-commerce mostra que esse pensamento está ultrapassado. Com as técnicas certas, é possível criar um ambiente que, além de aumentar as vendas, também contribui para a fidelização de clientes.
Nesse artigo, você vai aprender quais são as estratégias indicadas para aplicar a personalização no E-commerce e como elas podem proporcionar experiências diferentes, mesmo no formato remoto. Lembre-se de salvar essa página para poder acessá-la sempre que quiser!

O que é a personalização no E-commerce?

Imagine que você precisa comprar um tênis novo para praticar academia e decide fazer isso online. Provavelmente, seu primeiro passo vai ser procurar um modelo em ferramentas de pesquisa ou escolher o seu site favorito e ver as opções disponíveis.
Você enche o carrinho, clica em comprar, preenche seus dados e segue sua rotina. Da próxima vez, quando você precisar de um novo modelo, provavelmente vai repetir esse mesmo passo e escolher o que parece mais conveniente no momento.
Mas será que precisa ser sempre assim? Será que as compras online realmente precisam nos afastar de um atendimento mais humanizado e com foco nas nossas preferências? Bom, a personalização no E-commerce prova que não.
Trata-se da prática de adaptar e customizar a experiência de compra online com base no gosto, nas preferências e no histórico do consumidor. O próprio comportamento de navegação é avaliado para gerar ofertas e promoções mais interessantes para ambos os lados.

Como começa um projeto de personalização de E-commerce?

Os primeiros passos para conseguir proporcionar uma experiência diferenciada de compra online dizem respeito, em sua maior parte, a um bom processo de captação e gerenciamento de dados.
Separamos alguns dos elementos que são necessários para que você consiga usar essa estratégia. Confira:

Coleta inteligente de dados

A palavra “inteligente” é a chave nesse quesito. Mais do que enviar um formulário e pedir algumas informações sobre consumidores, como era feito há um tempo atrás, o E-commerce exige uma captação relevante e em tempo real.
Isso envolve históricos de compras, de pesquisas e até mesmo de comportamentos. Uma pessoa que pesquisou por “o que preciso comprar para começar a praticar corrida” tem altas chances de buscar também um tênis para essa situação.
E é assim que você se adianta e passa na frente da concorrência, mostrando social ads antes de qualquer outra marca do segmento. O cliente, que já está condicionado a procurar esse produto, vai provavelmente seguir no processo de funil de vendas.


Perfis de clientes detalhados

Aqui estamos falando de uma boa segmentação de público-alvo. Por exemplo: nem todo mundo que compra tênis já faz parte do universo da corrida. Alguns nunca treinaram antes, mas estão interessados e querem começar agora.
Se você se limitar a um nicho específico, pode ter bons resultados com ele. Mas vai acabar se distanciando de outras possibilidades de captação de leads. E se você está se perguntando se o mesmo copywriting vai funcionar para os dois, significa que está fazendo os questionamentos certos.
É essencial que você consiga criar conteúdos adequados para cada perfil. Sem isso, a personalização do E-commerce não vai funcionar. Se você identificou uma categoria de novos praticantes de corrida, crie anúncios sobre os melhores modelos para principiantes e inclua o Inbound Marketing na sua estratégia.
Caso queira se comunicar com alguém que já está mais imerso no tema, sinta-se à vontade para criar uma lista com os cinco melhores tênis para corridas ao ar livre ou qualquer outro assunto promissor.


Escolha de tecnologias adequadas

Uma vez que você captou e separou os dados, é hora de colocar em prática a sua personalização de E-commerce. Mas para isso, é preciso contar com a tecnologia certa e com uma inteligência de automatização realmente condizente com a qualidade que o seu negócio exige.
Aqui, empresas de otimização de marketing digital como a Dinamize podem ajudar. Entre as muitas funcionalidades oferecidas pela plataforma, há o acompanhamento da jornada de leads com diversos conteúdos segmentados.
Se alguém coloca algo no carrinho e não finaliza a compra dentro de 30 minutos, por exemplo, recebe um e-mail marketing que tenta trazer esse consumidor de volta à sua página para finalizar a compra.

Exemplos de personalização no E-commerce

Em que momentos o lead está mais suscetível a acolher uma estratégia personalizada de marketing? Os especialistas da área conseguiram mapear essa lógica e concluíram que algumas técnicas são mais bem sucedidas. Confira quais são:

E-mails

Todo mundo recebe e-mails. Mas quantos deles realmente atendem ao que está acontecendo no seu dia a dia? Há alguns parágrafos, citamos o exemplo do serviço da Dinamize que tenta recuperar leads perdidos já no carrinho de compra. E esse é apenas o começo.
Existem infinitas possibilidades quando o assunto é e-mail marketing personalizado. Que tal, por exemplo, oferecer um presente ou uma oferta alguns dias antes do aniversário de um lead? Ou parabenizá-lo neste dia especial?
Se um produto gerou interesse no seu lead mas não foi comprado, você pode sugerir outros modelos similares (considerando que a desistência possa ter acontecido por fatores de gosto ou necessidade) ou levar o mesmo item com valor promocional para ele algumas horas ou dias depois.


Pop-ups para novas páginas de produtos

Quem pensa em churrasco, quer também uma bebida refrescante para acompanhar. Por que estamos falando isso? Porque um de nossos clientes, o Asun Supermercados Online, deu um show de inteligência estratégica a partir da personalização no E-commerce.
Com o apoio da Dinamize, ele otimizou sua interface para oferecer produtos que conversam com a pesquisa atual do usuário. No exemplo abaixo, vemos como alguém que está buscando por carnes típicas de churrasco vai ser impactado por um pop-up que leva para um energético muito consumido nessas ocasiões.


Produtos relacionados

Quantas vezes você já clicou em um anúncio de produto mesmo sem achar que ele é o modelo certo, apenas para ver os similares na aba de “itens similares”? Isso acontece com muita gente, e é essencial para gerar uma fluidez na venda.
Pense assim: você adorou um coturno que viu online, mas notou que ele não tem forro de lã, que é essencial para o seu caso. Ao descer a página um pouquinho, você vai encontrar peças muito parecidas, mas que também oferecem certos diferenciais.

No caso da Loja Pegada, uma marca de calçados que é parceira da Dinamize, essa questão é solucionada em poucos segundos. Na imagem acima, vemos uma aba de “relacionados” com altíssima eficácia, pois mostra opções muito parecidas e ainda entrega uma alternativa com forro de lã.

Esse artigo foi feito para você… E agora é hora de usá-lo!

Depois desse conteúdo pensado especificamente para o seu negócio, você deve estar se perguntando como partir para a ação. Que bom, nós sabíamos que você tinha essa força de vontade!
Nós temos uma notícia mais ou menos e uma muito boa. Como as pessoas geralmente começam pela mais difícil, aí vai ela: o seu projeto de E-commerce não vai acontecer se você tentar tirá-lo do papel sem ajuda.
Isso não tem nada a ver com a sua competência, apenas reforça que trata-se de um segmento que exige alta tecnologia e expertise, além de demandar uma equipe de especialistas qualificados.
Mas isso não significa que você não possa começar a usar esse recurso o quanto antes. Muito pelo contrário, já que a nossa boa notícia envolve uma parceria que vai contribuir muito para o crescimento do seu marketing digital.
Ao longo do texto, nós citamos a plataforma da Dinamize algumas vezes. E não é à toa: focada em automatizações, ela já ajudou centenas de clientes a se consolidarem no mercado concorrido das vendas online.
Se você quer dar esse passo e investir em personalização no E-commerce, vem conversar com a gente. Nossas soluções vão com certeza te surpreender!

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