Quer otimizar seus resultados quando o assunto é relacionamento com clientes via WhatsApp, mas não sabe como? Vamos ajudar você!
Neste texto, vamos falar sobre:
- Importância da segmentação em envios de WhatsApp
- Como criar um link de direcionamento para uma conversa no WhatsApp
- Como criar links dinâmicos para envios de WhatsApp pela Dinamize
- Bônus: como explorar o WhatsApp para gerar mais vendas
Direcione os contatos para os conteúdos certos
Imagine poder direcionar seus contatos para URLs personalizadas em suas ações de WhatsApp marketing, com base em informações específicas de seus cadastros. Isso agora é possível graças aos links dinâmicos.
Você pode, por exemplo, criar um botão que leva o usuário a um link destinado a um número de telefone específico, tudo com base em dados contidos em campos personalizados. Com essa personalização refinada, você está no controle total sobre como seus contatos interagem com suas mensagens.
Importante reforçar que esta funcionalidade pode ser utilizada caso você possua dados cadastrais que possam ser usados com base para o link dinâmico que quiser usar em seu envio de WhatsApp.
Como criar um link de direcionamento para uma conversa no WhatsApp
Contar com um link de direcionamento para conversas pode ajudar bastante a agilizar o direcionamento de leads e clientes para uma conversa.
Além de direcionar para o contato desejado, você pode incluir no link uma mensagem que otimize o tempo do próprio usuário.
Ferramenta gratuita: gerador de link para o WhatsApp!
Como divulgar o link de WhatsApp gerado
De nada adianta criar links personalizados sem saber como (e onde) compartilhá-los. Abaixo, algumas ideias:
Bio do Instagram
Simples e fácil levar seus contatos para um atendimento personalizado utilizando o Instagram como isca. Outras redes sociais também podem ser exploradas com este intuito, mas vale lembrar que, em alguns cenários, utilizar links externos em posts pode prejudicar a entrega do seu conteúdo.
Site
Explore áreas como rodapé, header ou outras áreas específicas do site para direcionar seus contatos para uma interação no WhatsApp.
Aqui na Dinamize, você consegue criar um botão de WhatsApp que, além de direcionar os contatos para uma conversa, integra dados obtidos na conversão com a nossa plataforma de automação de marketing.
Email marketing
Não é atoa que o email segue como um dos canais com maior taxa de conversão do mercado! Você pode adicionar um ícone de WhatsApp em suas peças para garantir que quem visualiza seus emails terá um contato imediato caso precise tirar dúvidas.
TUTORIAL: como inserir o ícone de WhatsApp nos envios!
Como criar um link dinâmico para o botão da sua mensagem de WhatsApp
Usar links dinâmicos no Dinamize Automation é incrivelmente simples. Lembrando que, para fazer envios de WhatsApp na nossa plataforma, você precisa criar um aplicativo na Meta – que é também onde serão criados os modelos de mensagens.
TUTORIAL: como configurar o WhatsApp Business na Dinamize
Aqui está um guia passo a passo sobre como aproveitar ao máximo essa funcionalidade:
1. Criação do modelo:
Comece criando seu modelo de mensagem no painel da Meta. Na área da criação, vá até “Botão”; selecione a opção “chamada para ação” e, em seguida, escolha “Tipo de URL” como “Dinâmica”:
2. Configuração do link dinâmico:
Aqui é onde a mágica acontece. Você pode incorporar variáveis ou regras de conteúdo em sua URL, permitindo que você direcione seus contatos para páginas específicas com base em informações relevantes.
Por exemplo: considere a seguinte URL dinâmica: “https://sualoja.com.br/?{{1}}“. O valor “{{1}}” pode ser associado a um campo ou regra específica em seu cadastro – como por exemplo uma categoria ou produto visitado.
3. Aprovação da Meta
Depois de criar seu modelo, aguarde a aprovação da Meta para poder aplicar o conteúdo em seu envio de WhatsApp pela Dinamize. Assim que for aprovado, é só partir para a ação.
4. Associação e Envio
Na Dinamize, você pode criar disparos de WhatsApp pontuais ou automáticos. Ao criar sua mensagem no Dinamize Automation, é só associar o valor dinâmico (como “{{1}}”) à informação relevante em seu cadastro. Isso garantirá que cada contato receba um link personalizado de acordo com os critérios definidos.
Ainda não usa o WhatsApp como canal de vendas?
Com a capacidade de usar links dinâmicos nos envios de WhatsApp através do Dinamize Automation, você ganha uma nova alternativa para direcionar sua comunicação.
Se você já utiliza o Dinamize Mail, mas quer ampliar suas possibilidades para captar ainda mais leads e aumentar suas vendas, é só chamar! Você pode solicitar uma conta teste gratuita do Automation se quiser conferir as funcionalidades, ok?
Ainda não tá por dentro de como utilizar os envios de WhatsApp aqui na Dinamize? Dá uma olhada nesse webinar aqui: