Existem diversos cuidados a serem tomados quando estamos falando da utilização de links em emails.Neste texto, você vai entender quais práticas devem ser evitadas na inserção de links em email marketing e como evitá-las para não ser confundido com um Spammer e ver seus resultados caírem.
IMPORTANTE: a Dinamize atualiza seu sistema de forma recorrente com o objetivo de evitar que clientes criem emails que tenham um desempenho abaixo do esperado – como por exemplo caindo na caixa de Spam ou mesmo sendo bloqueado por filtros anti-spam. Se você utiliza nossa plataforma de email marketing, confira este texto para entender quais práticas não são permitidas na criação de emails e quais são recomendadas para inserir links externos nos seus conteúdos.
Onde os links externos podem ser inseridos
Vale reforçar que links externos PODEM ser inseridos na sua peça de email, desde que estejam inseridos:
Dentro de um texto
Adicionando link em texto pelo editor Dinamize Builder:
Pelo editor drag and drop, é necessário clicar no ícone de edição do bloco com o texto que deseja ajustar, ir até a área de edição de texto para incluir o link no trecho desejado:
Em imagens da peça de email marketing
Alteração de links da imagem pelo editor Dinamize Builder:
Adicionando link na imagem pelo editor de emails Drag And Drop:
Primeiro, você clica na opção “editar” do bloco de conteúdo com a imagem e vai até a opção “Adicionar imagem”.
Depois de adicionar a imagem, é só adicionar a URL que deseja incluir no local indicado:
Em CTAs inseridos ao longo da mensagem.
Via editor Builder:
Via editor Drag and Drop:
Agora, vamos falar mais sobre as boas práticas para inserção de links no email marketing, quais práticas evitar e sobre como a Dinamize auxilia você na criação de ações que não sejam classificadas como SPAM.
O que você NÃO pode fazer ao inserir links em emails
Veja a seguir quais práticas não são permitidas quando estamos falando de boas práticas para inserir links em peças de email marketing.
“Mailto” com direcionamento para email diferente do informado no corpo da mensagem
O Mailto é aquele link que direciona seu público para uma interação por email, podendo ser utilizado em diversos contextos desde que esteja adequado às boas práticas.
Exemplo do que NÃO PODE ser feito: Escrever na peça de email o endereço “[email protected]” e no link do Mailto direcionar para o email “[email protected]”.
Esta prática é interpretada como phishing. Afinal, o leitor clica sobre o endereço imaginando que poderá se comunicar com ele, mas vai acabar sendo direcionado para um contato diferente.
Inserir encurtadores de URL no email
Encurtadores como bit.ly, youtu.be, tinyurl.com e outros não podem ser inseridos nas peças de email criadas pela Dinamize.
O uso de encurtadores é considerado um comportamento Spammer – já que encurtadores acabam contribuindo para a inserção de redirecionamentos para sites maliciosos e outros tipos de tentativas de golpe virtual.
Quando algum tipo de encurtador for inserido, você não conseguirá seguir a edição da mensagem até que o remova.
Insira links apenas dentro de textos, imagens ou botões da peça
Outra prática não permitida é a inserção de uma URL “por extenso” no conteúdo da peça de email, também por ser considerada uma possível tentativa de golpe.
Exemplo de link por extenso que não deve ser usado: “acesse o site www.dinamize.com”
Veja abaixo um exemplo de golpe aplicado utilizando um link por extenso no HTML da peça de email:
NOTA PARA CLIENTES DINAMIZE: ao tentar inserir de encurtadores de URL ou URL por extenso na peça – ou seja, que não estejam inseridas em uma imagem, em um botão ou dentro de um texto, você não vai conseguir avançar para etapas seguintes do envio de email marketing.
Adicione links com o mesmo domínio do endereço de remetente
É recomendado que todos os links utilizados em seu envio tenham o mesmo endereço de seu remetente, ou seja, o mesmo domínio.
Se o e-mail de remetente é [email protected], por exemplo, os links precisam iniciar com dinamize.com.