Se você chegou até aqui é porque provavelmente tem um e-commerce e deseja potencializar seus resultados no Google. Certo? Então não se preocupe: é com isso que vamos lhe ajudar hoje!O SEO vai muito além de apenas ter um conteúdo bem organizado em seu website. Na verdade, envolve uma série de fatores que devem atuar em conjunto para otimizar seu ranqueamento orgânico e chamar a atenção dos algoritmos e mecanismos de busca, até chegar ao primeiro resultado no Google.
Prepare-se para anotar, pois aí vão algumas dicas de como fazer SEO para e-commerce para sua página de produtos se destacar na internet.
Como ranquear melhor no Google
As técnicas de Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Busca, tem por objetivo uma série de práticas que melhoram o posicionamento nos sites de pesquisa. O que diferencia a execução, no entanto, é o foco que você busca trabalhar a cada momento.
No caso do e-commerce, é preciso ter em mente que o foco é otimizar a sua loja virtual para que ela se torne a mais atrativa possível. A partir de então, pensar em como começar a fazer isso com as melhores soluções para alavancar o comércio eletrônico.
Antes de tudo, você precisa entender o nicho de seu produto ou serviço e organizar o seu e-commerce. Quanto mais intuitivo, sucinto e explicativo for, melhor, pois assim você aumenta as chances de visitas e corresponde às expectativas do crawler. Continue com a gente a seguir para entender como começar.
Identificar as melhores palavras-chave é fundamental
A página de produtos deve conter bons títulos e descrições, que sejam pertinentes ao que o seu público-alvo procura. E isso obviamente passa por benefícios, formas de uso e a escolha de imagens que garantam a visualização do item. Por essa razão, entender a jornada de compra dos usuários pode ajudar você a identificar as melhores oportunidades para cada etapa de interesse.
Existem, no geral, dois tipos de palavras-chave para você ter em conta ao analisar a experiência do usuário: as head tail, que são termos curtos e generalistas, e as long tail, que são termos mais longos e específicos. Para ser eficiente nas escolhas, você pode consultar o Keyword Planner do Google Adwords ou optar por sites como Ubersuggest e SemRush, que possuem opções limitadas de palavras-chave por dia – e versões pagas, caso você esteja mais interessado em se aprofundar nas avaliações.
Defina bons títulos para as páginas
Todas as páginas do site devem ter títulos (title tag), já que é através deles que as pessoas compreenderão do que se trata. Ele também precisa ser o mais otimizado possível, em torno de 60 caracteres, já que é o tamanho que o Google exibe.
Os títulos das páginas ficam na aba do navegador, na Search Engine Results Page (página de resultados dos buscadores) e na visualização do compartilhamento dos links nas mídias sociais. Isto é, o title tag ajuda o usuário a identificar qual tipo de conteúdo vai encontrar, além de ajudar na credibilidade do seu e-commerce.
● Crie títulos descritivos que sejam relevantes e de fácil entendimento
● Use uma palavra-chave que chame atenção do seu público
● Não use o mesmo título várias vezes, pois seu conteúdo poderá ser considerado SPAM ou de baixa relevância
● Inclua o nome da sua marca para criar autenticidade
Faça boas meta descriptions
A meta description aparece abaixo do título da página nos resultados de busca e deve ter até 160 caracteres. Ela tem a função de entregar de forma resumida o que aparecerá no site. Vale lembrar que quanto menos tempo os usuários tendem a ficar em seu site, mais a taxa de rejeição vai aumentando.
Quando não há uma boa descrição, a chance disso acontecer é quase certa, pois o conteúdo pode não estar aliado ao que as pessoas imaginavam antes de acessá-lo. No que se refere ao Google, o site entende que a página não é relevante.
● Crie descrições atraentes e diferenciadas, que demonstrem autoria
● Evite jargões muito utilizados pelo mercado
● Equilibre as palavras-chave de modo inteligente
● Escreva o que o usuário vai encontrar de fato
Capriche na descrição dos produtos
É importante pontuar que, junto a sua estratégia de palavras-chave, é necessário criar um conteúdo único e diferente. Por isso, evite textos repetidos e padronizados, dado que outros sites terão o mesmo conteúdo.
Deixe um espaço reservado para as heading tags secundárias (aqueles subtítulos que aparecem ao longo da página), que ajudam a tematizar os produtos ou conteúdos sobre os quais você está falando. A hierarquia ajuda o crawler a compreender melhor o assunto. O H1 é a tag mais indispensável, e depois o H2. A última é a H6, a menos relevante.
● Use estrategicamente os títulos e subtítulos
● Crie uma hierarquia lógica de temas
● Evite textos repetidos entre as hierarquias
● Entregue tudo de forma articulada com o copywriting
Faça linkagens internas e externas
Um jeito eficiente de otimizar o SEO e a visualização no Google é a linkagem interna. Ao criar um conteúdo relacionado, você pode linkar um endereço do seu site na página e gerar mais relevância, movimentando os acessos.
Já a linkagem externa se refere a quantidade de vezes em que seu e-commerce aparece em outros sites. Quando isso acontece, o crawler entende que o seu conteúdo é útil para determinado público, já que ganha a indicação a partir de uma página com alta confiabilidade.
● Ao criar um conteúdo ou apresentar um produto, insira links relacionados
● Deixe as linkagens internas a poucos cliques de sua home page
● Faça parcerias ou entre em contato com páginas relevantes que ajudem a referenciar seu e-commerce
● Divulgue seu e-commerce nas mídias sociais
Crie URLs amigáveis
A URL (Uniform Resource Locator) influencia o ranqueamento orgânico no Google, não servindo apenas como endereço eletrônico. Para que essa seção seja simples de compreender, evite códigos e caracteres especiais, optando sempre por seguir o protocolo SSL, que confere segurança ao seu visitante.
● Elabore uma URL direta e compreensível
● Use palavras-chave que sejam pertinentes ao conteúdo
● Não crie URLs com caracteres especiais ou símbolos
● Ajude a tornar seu site mais confiável e seguro
Otimize as imagens
As imagens precisam ter qualidade, já que podem ser decisivas nas decisões de compra. Uma fotografia bonita de um determinado produto, que mostre seus detalhes de diferentes ângulos faz muito a diferença. E quando se trata de SEO, mais ainda, já que o algoritmo do Google dá preferência a imagens com boa nitidez na hora de analisar e ranquear as informações.
No entanto, é preciso também ter um cuidado com as tags. Você deve preencher a tag com um texto descritivo da imagem, priorizando a sua estratégia de palavras-chave. A tag também não pode ficar para trás, uma vez que ela precisa ter relação com o que está na fotografia. Então já sabe: nada de deixar o nome original ou textos como “Imagem1”.
● Faça o upload de imagens com alta resolução e não muito pesadas em tamanho
● Atente-se ao nome do arquivo antes de fazer o upload
● Escolha tags pertinentes na descrição da fotografia no site
● Use fotos diferentes para ajudar na visualização e garantir acessos
Tenha um site responsivo
A velocidade de carregamento do seu site e a facilidade na hora da navegação também afetam diretamente no ranqueamento a partir do SEO. Ou seja, quanto mais devagar é uma página, mais as pessoas tendem a desistir de vê-la.
Nesse ponto, tudo importa: a fluidez de abertura das imagens e textos, a ausência de bugs e páginas e links e domínios funcionando em perfeito estado. Seu site deve estar responsivo em boa visualização, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores. Certifique-se de que ele esteja bom de acessar em qualquer lugar e não tenha nenhum errinho que possa prejudicar a experiência dos usuários.
● Aposte em ferramentas para análise de aspectos técnicos
● Confira sempre as páginas mais acessadas e tempo médio de sessões
● Monitore as linkagens de seu e-commerce
● Crie uma visão geral do domínio, volume de busca e tráfego
Escolha uma plataforma de e-commerce otimizada para SEO
Para aplicar todas as dicas de otimização mencionadas aqui, é crucial utilizar uma plataforma de e-commerce bem otimizada para SEO.
Isso porque no mercado há várias opções de plataformas disponíveis, e algumas oferecem melhores recursos para otimização de SEO do que outras.
Por exemplo: enquanto algumas plataformas de e-commerce permitem que você personalize a estrutura de URLs da sua loja virtual, adicione heading tags, title tags e meta descrições aos seus produtos, além de diversas outras otimizações, algumas outras plataformas só te dão a opção de fazer otimizações mais limitadas.
Para descobrir quais plataformas de e-commerce são mais bem otimizadas para SEO, clique aqui e confira esse estudo realizado pela Growth Labs.
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Lembre-se de que deve existir um equilíbrio entre as exigências dos usuários e algoritmos. Se você conseguir balancear, com certeza já terá sua página de produtos entre os primeiros resultados do Google. Ah, e se você quiser ter à disposição uma equipe técnica qualificada e especializada em SEO, não esqueça de entrar em contato com a Dinamize! Por aqui, a gente desenvolve o melhor planejamento para você.