Se engana quem pensa que para tirar conclusões promissoras dos seus relatórios de vendas é preciso avaliar apenas o que deu certo. Estratégias não tão funcionais também dizem muito sobre o que está acontecendo na sua marca online. Por isso, é essencial saber o que é Bounce Rate e como ele funciona.
O que é Bounce Rate?
A taxa de rejeição ou Bounce Rate é uma porcentagem que indica quantos visitantes acessaram sua página e optaram por fechá-la antes mesmo de clicar em outra aba sua ou sem desenvolver algum tipo de interação. Em outras palavras, trata-se daquela pessoa que apenas entrou na sua página inicial, deu uma olhada e saiu.
A lógica é bem simples: se você tem uma taxa de rejeição alta, tem menos chances de concretizar uma venda. Afinal, se o usuário não explorar seu site e não for encaminhado para todos os passos do seu funil de vendas, ele dificilmente decidirá realizar uma compra.
Por que calcular seu Bounce Rate?
Mas já que se trata de uma porcentagem negativa, o que torna o Bounce Rate tão interessante? Quando temos dados condizentes com a realidade e entendemos como funciona a experiência de um usuário que se relaciona com a nossa marca, podemos identificar nossos pontos fracos e entender os motivos que estão afastando os consumidores da compra.
Pode se tratar de uma questão visual, textual, de uma promessa mal transmitida ou de uma falha de interpretação. A verdade é que, independente da sua resposta, é a sua obrigação como prestador de serviços garantir que essa situação seja solucionada e que seu caminho de vendas passe a fluir melhor.
Rever esses passos é uma maneira de garantir que as pessoas acessem seu site e de fato sigam o caminho traçado por você para gerar conversões.
Como calcular seu Bounce Rate?
Calcular sua taxa de rejeição é muito simples. Comece anotando o número total de visitas na sua Landing Page. Depois, basta dividir esse valor pelo número de visitantes que se qualificam no Bounce Rate, ou seja, que fecharam o site sem interação.
O resultado será seu Bounce Rate. Apesar de ser normal que usuários fechem o site rapidamente, isso não deve se tornar um padrão. Ter uma taxa muito alta é um sinal de que é hora de revisar sua página e mudar algum detalhe.
O objetivo é ter a menor taxa de saída possível, e você tem um papel essencial nisso. Entenda que a culpa não está necessariamente no usuário, e sim em algum ruído que surgiu entre o contato.
Saiba tudo sobre marketing digital e automação:
Como reduzir seu Bounce Rate?
Agora que você já sabe o que é o Bounce Rate e já identificou o seu, pode estar se perguntando qual é o melhor caminho para diminuí-lo.
Identifique seu público
O primeiro passo é mapear o perfil dos usuários que acessaram seu site. Talvez você perceba que o público que você tem atingido não é o adequado e que esse pode ser o motivo da pouca navegação.
Afinal, em tempos modernos em que tudo ocorre rapidamente, as pessoas demoram pouquíssimos segundos para identificar a oferta de uma página. Se ela for interessante e corresponder ao que imaginam, elas ficam. Do contrário, elas seguem para o botão de fechamento da aba.
Diversas empresas tiveram sucesso ao perceber que, através de uma análise de buscas dos leads, elas podem filtrar suas bases de e-mails para garantir ofertas de produtos cada vez mais específicos. Isso aumenta as chances do lead se interessar e diminui as possibilidades dele fechar a página sem interagir com ela.
Como é obviamente mais fácil mudar o público atingido do que mudar seu serviço, fica aqui a nossa dica sobre a importância de ter um público bem segmentado e um anúncio bem projetado. Essa última recomendação, inclusive, nos leva ao próximo tópico.
Faça testes A/B
Certo, você já sabe que sua página não é atraente. Mas o que exatamente está passando essa impressão ao usuário? A parte visual e textual pode ter um enorme impacto nos seus resultados.
Algumas pesquisas indicam ser necessário apenas meio segundo para que um indivíduo crie uma impressão acerca de alguém. Se nós levamos apenas esse tempo para desenvolver um conceito sobre um ser humano, imagine a facilidade que temos para identificar se temos ou não interesse em um serviço.
Uma dica valiosa para ter uma boa percepção de como suas peças estão desempenhando é realizar testes A/B. Através deles, você conseguirá gerar automaticamente duas versões de uma mesma página e terá acesso aos dados de qual teve uma performance superior.
Detalhes como o tom do fundo, o título e o grafismo podem ser diferenciais para ter sucesso em sua conversão de leads.
Manter-se de olho no Google Analytics também é uma parte importante do processo. Essa ferramenta oferece relatórios com extrema precisão e pode facilitar sua compreensão do fluxo de experiência dos usuários.
Opte por uma single page
Você já ouviu dizer que menos é mais? Bom, no caso do Bounce Rate, isso pode ser verdade. Suponhamos que seu principal problema seja a falta de evolução do usuário do site. Ou seja, ele fecha a página depois de uma leitura inicial.
A solução pode ser mais simples do que imagina: que tal deixar todas as suas informações importantes nesse contato inicial? Essa é justamente a proposta das sessões de página única.
Com um pouco de criatividade e conhecimento, você pode criar interações que, sozinhas, se apresentarão ao consumidor e transmitirão as informações que são necessárias. É o caso do uso de pop-ups ou de um vídeo de vendas logo nas primeiras seções do seu site.
Adapte sua página para o mobile
Mais de 3,85 bilhões de pessoas possuíam aparelhos celulares em 2021, e esse número não para de crescer. Você talvez esteja lendo essa matéria em um celular, ou a compartilhará com alguém que está.
Por isso é tão importante pensar no usuário mobile. Pode parecer simples, mas uma experiência adaptada pode gerar convenientes e impedir que você perca uma venda. Afinal, se o cliente acessar seu site e tiver que ficar girando o celular ou mudando o zoom para poder entender o que você quer dizer, talvez ele se incomode e acabe fechando sua página para voltar aos seus afazeres.
Então, pense mobile!
Vale a pena investir em diminuir seu Bounce Rate?
Será que esse esforço todo compensa?
A taxa de rejeição pode mostrar muito mais do que apenas um fracasso. Ela é um recurso importante, capaz de reforçar como milhares de pessoas se sentiram ao se depararem com as suas técnicas de marketing digital. Hoje em dia, com tanta concorrência, se tornou muito mais importante e valioso conseguir que alguém clique em um anúncio seu.
Pensando nisso, fica claro que não dá mais para desperdiçar oportunidades de venda. Apesar de obviamente não conseguirmos converter todos os nossos leads, é preciso trabalhar diariamente para chegar o mais perto disso. Trata-se de um trabalho que envolve autocrítica e que, apesar de ser duro, garantirá uma aceleração muito mais intensa no seu desempenho de vendas digitais.
Quem pode lhe ajudar?
Dar os primeiros passos para a diminuição das taxas de rejeição pode ser assustador. Você pode se perguntar “e se não der certo?” ou “como vou dar conta disso sozinho(a)?”. Mas a verdade é que essas respostas estão muito mais próximas do que você imagina.
Antes de mais nada, você tem com quem contar. Aqui na Dinamize, temos anos de experiência em análises de dados e geração de estratégias digitais. Para nós, o sucesso está em encontrar as falhas e criar soluções criativas e inteligentes.
Se você precisa de ajuda, não hesite em entrar em contato conosco. Também vale dar uma olhada em nosso blog e conferir nossas dicas para ter sucesso online.