O que é marketing humanizado?
Antes de mais nada, é importante entender o que é esse recurso e como ele surgiu. O marketing humanizado é uma técnica que prioriza o conteúdo orgânico e genuíno com intuito de conquistar o cliente e criar uma conexão verdadeira com ele.
O termo, conhecido em inglês como people marketing, apareceu a partir da necessidade de lembrarmos que do outro lado da tela, existe mais do que um número ou uma conversão. Algumas estimativas afirmam ser possível aumentar até 3,5 vezes a sua taxa de conversão com o uso dessa tendência. Mas muito mais do que um acelerador de lucros, ele é uma fonte de relacionamento entre você e o seu público-alvo.
Por que usar o marketing humanizado?
Humanizar sua marca é essencial para que seus consumidores, quentes ou frios no funil de vendas, estejam cientes de que, mais do que um número de pessoa jurídica, você e seus colaboradores são pessoas que, diariamente, se esforçam para oferecer o melhor serviço.
No cinema, é comum a utilização do conceito “suspensão de descrença”. Ele se refere ao momento em que, mesmo consciente de que está assistindo a um conjunto de cenas gravadas com atores e que nada daquilo aconteceu de fato, o telespectador se permite adentrar no mundo fantasioso e acreditar que aquilo é real.
No marketing humanizado, ocorre algo similar. Apesar de você ser uma empresa que está gerando conteúdo com o interesse em ampliar seus espaços e resultados, é possível sim criar uma conexão verdadeira com quem o acompanha e provar para ele que sua marca está disposta a fortalecer um relacionamento.
Com a disseminação do marketing digital, vender um produto ou serviço nas redes sociais pode se tornar uma tarefa maçante, em que é difícil se destacar. Seu público-alvo é atingido diariamente por dezenas de anúncios que o enxergam como um algoritmo.
Então, além de ser uma alternativa de posicionamento, o marketing humanizado pode ser uma ferramenta para se diferenciar no mercado e ganhar relevância no segmento.
Quem pode usar o marketing humanizado?
A principal vantagem em um projeto para implementar um marketing humanizado é que ele não exige grandes orçamentos, demandas gigantescas ou revoluções. Basicamente, todos podem contar com esse recurso, desde que estejam abertos ao movimento de conexão com o público e de geração de conteúdo que foge do que é enxergado como o marketing digital tradicional.
Como usar o marketing humanizado?
O primeiro passo para saber como usar marketing humanizado é entender o tipo de pessoa com quem você está falando. Além disso, um segredo importante é avaliar também quem são as pessoas por trás da sua empresa.
Criar uma persona também pode ser uma estratégia inteligente: tanto para o seu público-alvo quanto para sua empresa. Com isso, você terá uma perspectiva mais clara de como sua empresa se comunicaria e com que pessoa ela está dialogando.
Depois, vale quebrar a barreira institucional. Uma ótima sugestão é mostrar quem são as pessoas por trás da sua companhia. Vale compartilhar fotos reais, orgânicas, mostrar a rotina e inclusive os altos e baixos que cercam vocês.
Depois, vale sugerir uma revisada no seu conteúdo: será que você está apenas se vangloriando nas mídias sociais, ou está realmente falando sobre o que seus seguidores gostariam de ouvir? Procure criar um engajamento real, proporcionando conversas que soem verdadeiras e que sejam feitas de pessoa para pessoa.
Por fim, procure evitar clichês. Isso é essencial na construção de uma comunicação que se qualifique como marketing humanizado, e será um grande diferencial na hora de se conectar com as pessoas.
Onde usar o marketing humanizado?
Como as pessoas podem se comunicar de forma humanizada através de plataformas digitais? A resposta está na criatividade. Todo canal de contato entre você e o seu público é uma tela em branco para criar conexão. Isso inclui chats de conversa, grupos online, e-mails, posts em redes sociais, Stories, notificações e outros.
Mas muito além do digital, também é possível usar o marketing humanizado no dia a dia. Que tal treinar seus colaboradores para fortalecerem vínculos com consumidores durante o ato da compra? Ou até mesmo fazer promoções e ações que sejam condizentes com esse pensamento?
Exemplos de uso de marketing humanizado
Confira alguns exemplos de marcas que geram identificação com os consumidores através de técnicas e estratégias de marketing humanizado:
Ponto
A Ponto, gigante do varejo brasileiro é um bom exemplo de como a personificação pode cair muito bem em marcas por meio do marketing humanizado.
Através do Twitter, a companhia cria publicações informais no formato tradicional de “memes”, mas sempre utilizando a mascote da marca como um personagem. Apesar de ser uma arte bem simples, é possível entender a mensagem e lembrar que quem está no outro lado da tela é, na verdade, uma pessoa.
Outro ponto de destaque vai para o uso da 1.ª pessoa na redação. É possível perceber que a marca se enxerga e cita a si mesma como um indivíduo com gostos, interesses e curiosidades.
Airbnb
A ação “Stay With Me”, do Airbnb, é outro exemplo de sucesso do marketing humanizado. O diferencial está no uso de Storytelling, que é uma estratégia muito importante no relacionamento entre públicos e marcas.
A campanha consistia em contar, através de vídeos curtos, as histórias de alguns dos donos de hospedagens que oferecem estadias aos usuários do app. Contar essas narrativas com nomes, pessoas e realizações com verdade e originalidade foi uma forma de humanizar a marca e provar que ela é feita pensando em pessoas.
Petz
E apesar de estarmos falando de marketing humanizado, os pets também ganham sua vez. Nosso último exemplo foi criado pela Petz, uma rede de pet shops e cuidados animais.
Imagine a seguinte situação: você tatua o nome de uma pessoa amada, mas depois de um tempo, o relacionamento termina.
A ação da marca buscou trazer um novo e muito saudável significado a esse tipo de situação. A solução foi simples, mas genial: presentear os tatuados com pets que têm o nome dos ex namorados(as).
Além de ser encantadora, a ação mostrou que pessoas comuns podem ser protagonistas de grandes histórias.
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Pronto! Agora você já tem tudo que precisa para entrar da melhor forma no universo do marketing humanizado. Se você não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe. Nós temos excelentes dicas em nosso blog e estamos sempre compartilhando ideias em nossas redes sociais.
Não é só isso: aqui na Dinamize, oferecemos serviços para automatizar seu marketing. Mas o que isso tem a ver com o marketing humanizado? É simples: com processos aprimorados, você ganha mais tempo para planejar ações criativas que se adaptem aos requisitos desse recurso. Além disso, estamos aqui para ajudá-lo a aumentar seu público e atingir cada vez mais pessoas de maneira estratégica.
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