O que é UX Design e o que fazem os profissionais desta área

Compartilhe este conteúdo

ux designEm inglês, UX é a abreviação de User Experience (Experiência do Usuário), portanto UX Design diz respeito ao processo de criação de designs que facilitem a interação dos usuários, proporcionando pontos de contato mais agradáveis.
O profissional responsável é o UX Designer, que se baseia em pesquisas, evidências, dados e testes para estimular ações que aumentem as chances de conversão. Em outras palavras, UX Design facilita a interação entre o usuário com determinada solução, que pode ser um aplicativo, site, softwares, dentre outras.
No contexto digital, oferecer boas experiências aos usuários é determinante. Afinal, as pessoas querem processos fáceis, rápidos e explicativos que não tomem muito tempo. Sendo assim, empresas que não investem em soluções de UX Design perdem a relevância no mercado.
Acredito que você não quer ficar para trás, certo? Vem entender o que é UX Design, a importância do conceito e como aplicá-lo!

ux designO que é UX Design?

Em tradução literal, UX Design significa Design de Experiência do Usuário. Ou seja, é a área que trabalha para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível enquanto utiliza uma solução.

Porém, existem algumas etapas até chegar ao ponto final desse processo — e nenhuma delas envolve achismos ou apenas ideias criadas pela própria equipe. O UX Design trabalha para entender objetivamente quais são as necessidades dos usuários, seus principais interesses e as limitações que impedem que tenham uma boa experiência.

Diante disso, podemos dizer que a área não desenvolve apenas o produto em si, mas cria experiências e funcionalidades pensando nas pessoas que utilizam a solução. Além do mais, o UX Design pensa em cada ponto de contato entre marca e usuário.

A estratégia leva em consideração toda a jornada do usuário. Sendo assim, o UX Design envolve a pesquisa do produto, interação com os processos, utilização e outras etapas para criar a Interface do Usuário (UI).


ux designPor que o UX Design é importante?

Não foi à toa que empresas como Apple, Uber, AirBnb e outras grandes marcas chegaram onde estão. Além de serem inovadoras, elas também investem pesado em criar experiências positivas para seus usuários.

Já ouviu dizer que “a primeira impressão é a que fica”? Essas marcas levam o ditado muito a sério e buscam sempre melhorar as experiências que as pessoas têm com seus serviços e produtos. A interface do usuário é um dos fatores mais importantes que levam à decisão dos usuários.

Facilidade de interação, rapidez, usabilidade e outros quesitos estão entre os principais diferenciais que guiam a decisão do consumidor. Ou seja, cada vez mais o UX Design desempenha um papel fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado.

O UX Design é indispensável para que as marcas sejam mais atraentes e, além disso, mas para que aumentem o índice de retenção de clientes.


ux designQuais são os processos atribuídos ao UX designer?

Você já entendeu do que se trata o UX Design, mas chegou a hora de entender mais o que faz o profissional responsável por ela: o UX Designer.

Primeiramente, é importante ressaltar que o UX Designer trabalha em um time multidisciplinar, que envolve também UX Writer, engenharia de produto e outras áreas. Existem dois principais momentos no desenvolvimento da solução: o primeiro é entender o problema e o segundo é criar a solução.

Conheça quais são os processos realizados pelo UX Designer para aprimorar a interface do usuário e criar soluções para que produtos e serviços sejam mais atrativos.

Pesquisa de usuário

Ao contrário do que se pode imaginar, o profissional não trabalha somente em cima do que a empresa deseja. Embora a perspectiva da marca seja importante, o UX Designer considera o ponto de vista do usuário — afinal é o consumidor que diz se a solução é boa ou não, e são os clientes que devem aprovar o produto final.

Tendo esse ponto de vista, é necessário compreender as necessidades dos usuários e o que faz com que o produto seja atrativo para eles. Para entender, o UX Designer realiza pesquisas utilizando diferentes metodologias.

Podem ser feitas em pesquisas online, entrevistas, testes com os produtos e outros métodos. Assim, o UX Designer tem insights com base nas respostas dos usuários.

Jornada do usuário

Depois de coletar dados nas pesquisas com os usuários, o UX Designer inicia a criação da jornada do usuário. Ou seja, é a etapa de mapeamento, que aponta todas as interações entre usuário e solução.

A jornada do usuário consiste na trajetória que começa no primeiro contato e segue até a conversão. O protagonista é o usuário e o UX Designer precisa antecipar suas dúvidas, antever os passos seguintes e criar uma interface que seja fácil de acessar e guie esse protagonista até o final.

Layout e organização do conteúdo

Após entender as necessidades do usuário e criar as etapas da jornada, o UX Designer chega na fase de organização e hierarquização das informações. esse estágio recebe o nome de Information Architecture (IA) ou, em bom português, é a Arquitetura da Informação.

O UX Designer começa a estruturar como será a interface da solução, o seu layout, organização das informações, botões e outros aspectos. A partir disso se cria a navegação da página, com suas categorias e outras informações (de acordo com a hierarquia estabelecida).

O layout permite que o usuário saiba onde está e para onde deve seguir. Assim, o UX Designer trabalha para mostrar cada página no momento certo e em ordem apropriada, como um guia até que a conversão seja efetivada.

Prototipagem

Até então parece que tudo está pronto, mas ainda faltam duas etapas fundamentais. A Experiência do Usuário precisa ser testada, e para isso são criados protótipos e testes. A fase de prototipagem é a construção de uma versão do produto que é apresentada ao usuário.

Primeiro, é criado o wireframe, que nada mais é do que um esboço do protótipo. Com base no wireframe é que a prototipagem é realizada, pois é uma versão detalhada e mais próxima do que seria o produto final.

Protótipo pronto, segue para a última etapa: experimentação e teste com os usuários para avaliar a interface da solução.

Teste de usuário

Por fim, chega o momento de descobrir como será o desempenho do produto. Essa fase é essencial para encontrar falhas e gargalos que possam afetar a interação do usuário e a experiência.

A partir disso, são feitos testes de usabilidade em laboratório supervisionado pelo UX Designer e entrevistas a distância, em que o profissional faz perguntas para entender a satisfação do usuário. Ambas as metodologias são muito usadas, mas também existem outros tipos de testes.

Ao final, o profissional avalia os resultados e, caso seja necessário, faz alterações para melhorar a experiência do usuário. São muitos os benefícios de adotar o UX Design, pois trabalha com inovação, criatividade e melhoria contínua para aumentar a satisfação dos usuários. Além de ser uma forte tendência, a área está em grande expansão.

Aproveite que está aqui e confira também a importância de ter um design responsivo em seu site!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.