Sendo assim, é melhor se preparar e conferir este artigo até o final para entender o que é maturidade digital e pegar dicas de como aumentar o nível da sua empresa. Aproveite o conteúdo!
O que é maturidade digital?
A maturidade digital é o nível que a empresa está situada e a capacidade que ela tem para competir no ambiente digital.
A transformação digital é apenas o primeiro passo para ser uma marca que tenha maturidade digital. O conceito está mais ligado à estrutura da empresa, sua estratégia digital, cultura e capacitação de seus colaboradores.
No entanto, muitas empresas não estão conseguindo atingir a maturidade digital por conta de déficits na transformação, que nunca é completa e bem-sucedida. Boa parte disso acontece por conta da implementação errônea de projetos digitais — e outra parcela pela esperança de que as estratégias, sozinhas, tenham impactos tangíveis na organização.
Por mais que o conceito aborde o “digital”, não é apenas disso que se trata. Para que as iniciativas comecem a dar resultados de fato, um dos pontos iniciais é começar a adotar tecnologias que utilizem dados.
As iniciativas da aplicação de tecnologias devem estar relacionadas ao modelo de negócios da empresa. Ou seja, precisa entender profundamente o que a marca oferece, para quem (os clientes da organização), seu modus operandi e como entrega seus produtos ou serviços.
De acordo com o modelo desenvolvido pelo Google e BCG, existem 4 estágios:
- Empresas nascentes: estão no nível mais básico e ainda utilizam dados mantidos por outras empresas, sem se preocupar muito com os resultados de suas estratégias digitais;
- Empresas emergentes: já possuem um processo de armazenamento de dados próprio mas ainda têm dificuldade de cruzá-los para usar como base em suas estratégias;
- Empresas conectadas: são negócios capazes de conectar e interligar os dados capturados em diferentes canais para observar métricas mais específicas;
- Empresas multimomento: são marcas que estão aptas a utilizar dados para criar experiências personalizadas e únicas a seus usuários e clientes.
Por incrível que possa parecer, são poucas as empresas que chegam no último nível. Contudo, para entender melhor sobre esse cenário é importante fazer um diagnóstico para entender a maturidade digital de um negócio.
Quais são os 5 níveis de maturidade digital?
A princípio, a maturidade digital considera 5 estágios, e cada um deles corresponde a um nível. Por isso, é fundamental realizar o diagnóstico organizacional com perguntas e respostas objetivas.
Dependendo dessas respostas, a empresa se enquadra em um dos níveis abaixo.
Nível 1
São aqueles negócios que ainda relutam em utilizar tecnologia em seus processos. Dessa forma, as empresas de nível 1 não usam e nem estão dispostas a mudar suas operações, como a aplicação de coleta e uso de dados.
No máximo essas empresas adotam medidas simples, como a digitalização de documentos, por exemplo. Entretanto, isso não é o suficiente para garantir espaço no mercado digital.
Nível 2
No segundo estágio, as empresas já conseguem aderir a algumas tecnologias, como a automação de processos internos. A organização entende que a tecnologia é essencial para o crescimento e um diferencial entre as concorrentes, além de ajudar no aumento da produtividade.
As ferramentas configuram que o negócio está em fase transicional, mas que pretende adotar projetos de inovação no futuro.
Nível 3
Aqui, as organizações já adotam a inovação como parte de suas culturas e a tecnologia já é fundamental nas estratégias. Isso faz com que todos tenham mais abertura para possíveis mudanças organizacionais, até mesmo as mais profundas.
Dessa maneira, os negócios que estão no nível 3 têm profissionais para diferentes áreas, responsáveis por administrar setores. Além disso, os investimentos são direcionados para cada segmento.
Nível 4
Nesse nível, toda estrutura da organização já utiliza tecnologia e tem a inovação em seu DNA. O digital é o grande campo fértil e essas empresas aproveitam para crescer cada vez mais com as tecnologias empregadas.
Algumas marcas já nasceram nesse contexto, a exemplo do Nubank, Uber e AirBnb. Esses negócios já surgiram com a intenção de mudar o mercado e serem disruptivos, munidos de alta tecnologia e com foco nas lacunas de necessidades do mercado.
Nível 5
Por fim, o nível 5 é, atualmente, o estágio de empresas mais evoluídas e com maior maturidade digital. Aqui se posicionam empresas que inauguram novos mercados, que têm intensa inovação e reconfiguram serviços e produtos.
Como mensurar a maturidade digital no seu negócio?
Em passos bem simples, aprenda a analisar e medir a maturidade digital da sua empresa.
- crie um mapa estratégico que mostre a presença digital da empresa
- defina quais são os objetivos estratégicos dos processos internos, financeiro, clientes, etc;
- faça um levantamento para medir como está cada um desses objetivos e quais são as metas da empresa;
- descubra o Índice de Maturidade Digital (IMD) a partir desses levantamentos e desenvolva um plano para atingir os níveis seguintes;
- escolha os responsáveis para fazer a gestão dos processos e garanta que as metas serão revistas com periodicidade.
Por mais que o crescimento de empresas no ambiente digital seja um bom sinal, em todos os negócios estão efetivamente fazendo um bom trabalho. Nesse sentido, orientar o uso de tecnologias no processo de transformação e adotar iniciativas digitais são apenas alguns dos passos para aumentar o nível de maturidade.
A maturidade digital já se tornou fundamental na Era da Informação, pois oferece uma vantagem competitiva, tem resultados mais expressivos, toma decisões baseadas em dados e contribui bastante para que a empresa consiga alcançar seus objetivos estratégicos.
Diante de tudo que foi exposto neste artigo, o que acha de começar a usar dados em sua estratégia? Conheça a cultura Data-Driven e aprenda como tomar as melhores decisões!