Porém, por que não unir as duas estratégias e complementar as ações inbound e outbound em eventos presenciais? O resultado da convergência entre offline e digital pode surpreender e tem impactos bastante positivos.
Diante das informações, o que acha de conectar suas ações para gerar leads em eventos presenciais? Aprenda como gerenciar sua estratégia para converter muito mais!
O que fazer para captar leads em eventos presenciais?
Há anos atrás o que acontecia em eventos presenciais era a troca de cartões entre pessoas, até mesmo para fazer negócios B2B. Depois disso, houve a troca de e-mails e por aí vai. Cada período é marcado pelas mudanças tecnológicas na época.
Atualmente, temos muito mais recursos para criar networking com outras pessoas e até mesmo capturar leads nesses eventos.
Crie landing pages
As landing pages são páginas de destino que geralmente oferecem algum incentivo em troca de informações de contato do visitante. Nesse sentido, são oferecidas vantagens para o usuário, como um cupom de desconto, algum produto gratuito e outros benefícios que sejam de interesse da pessoa.
Utilize totens espalhados no local do evento
Ok, mas como utilizar landing pages para capturar esses leads em pleno evento? Essa é uma solução simples, que pode ser instalar totens espalhados pelo local para que os participantes preencham o formulário com seus dados.
Esses totens podem ter um computador ou tablet para que os participantes insiram seus dados. A partir disso, automaticamente eles recebem um e-mail de confirmação com outras instruções complementares.
Espalhe QR codes no evento
Se a alternativa de colocar totens com tablets e computadores parece cara demais para a sua empresa, outra solução mais prática e barata é a criação de QR codes. Essa é uma das ferramentas que podem ser aplicadas com custo baixo e que tem bons resultados, principalmente em eventos.
O QR code é um código de resposta rápida, em que o usuário aponta a câmera do celular e é direcionado para algum endereço online — esse endereço, no caso, seria a sua landing page de conversão.
Dessa forma, o visitante consegue inserir seus dados no formulário, navegar na página do evento, conferir horários e atrações, conteúdos disponíveis e muito mais.
Incentive benefícios aos novos contatos
As trocas são importantes no marketing digital. Você já deve saber que no funil de vendas existem táticas para atrair visitantes e transformá-los em leads, como oferecer algum material gratuito (e-books, webinars, etc) e outros tipos de vantagens.
Ir até um evento presencial é algo de certa forma custoso. Então, oferecer benefícios é algo que serve como um incentivo para os participantes. Uma forma de fazer isso é que no próprio evento você pode oferecer prêmios pela participação e inscrição na landing page, como:
- cursos;
- mentorias;
- consultorias;
- brindes;
- cupons de desconto, etc.
Assim, o evento se torna uma relação de ganha-ganha: você ganha mais leads e os seus novos leads ganham os benefícios que você ofereceu.
Aproveite a lista de participantes
Só a lista de participantes do evento já é uma incrível fonte de leads qualificados para a sua estratégia. Se as pessoas vão em um evento, isso mostra bastante sobre seus interesses, certo?
Aproveite e colete informações nas fichas de inscrição. A partir disso, mande um primeiro e-mail e descubra o nível de interesse desses leads, para depois adicioná-los em seus fluxos de comunicação.
Prepare as ações para depois de captar o contato
Não dá para esperar o evento acabar e só então começar a planejar os fluxos para os novos leads. O ideal é já deixar tudo preparado para que o contato seja constante. Portanto, elabore uma sequência de e-mails que será enviada logo após a captação e nos dias seguintes.
É importante já fazer a segmentação desses leads conforme seus interesses e estágio do funil de vendas. Dessa maneira, você consegue enviar os conteúdos certos para fazer a nutrição desses contatos.
O que fazer após o evento?
Ofereça um evento com conteúdo de qualidade e mantenha um diálogo relevante com esses leads. O objetivo desta etapa de pós-evento é construir sua marca e fidelizar clientes. Só assim será possível colher os resultados esperados.
Para você ter uma noção, segundo a State of Inbound Marketing, da Hubspot, 79% dos leads não convertem vendas devido à falta de nutrição. Empresas que trabalham seus leads gerados em eventos geram 50% a mais oportunidades de negócios!
Avalie o ROI do seu evento
O Retorno Sobre Investimento é uma das principais métricas para avaliar qualquer tipo de ação. Sendo assim, compreender os custos e ganhos do evento ajuda a priorizar onde o orçamento será investido.
Nesse contexto, lembre-se que os leads capturados em um evento presencial precisam receber a mesma atenção daqueles gerados online — assim você poderá ter um ROI maior.
Engaje os leads gerados no evento
Muitas vezes o ROI não é tão positivo devido a falta de nutrição dos leads. Essa é uma parte fundamental para construir relacionamentos e manter a sua base engajada até que seus leads estejam prontos para comprar.
Use uma ferramenta de automação de marketing
A estratégia na fase pós-evento se torna mais eficaz com o auxílio de uma ferramenta de automação de marketing. Para engajar seus leads até que se tornem clientes, você planeja as ações por meio do software, que otimiza diversos processos.
Temos um case com a Convexo em que foi possível capturar contatos em espaços físicos por meio de totens. Ou seja, a estratégia também pode ser replicada em eventos presenciais.
A ferramenta Dinamize também permite que sejam criadas landing pages juntamente com QR codes, prontos para serem usados em seus eventos. Assim fica mais prático criar uma estratégia eficiente para gerar leads em eventos presenciais e ter resultados cada vez melhores.
Conheça mais as funcionalidades da nossa ferramenta de automação, a Dinamize Automotion, e comece a investir em uma estratégia digital mais completa!