A distribuição de conteúdo é uma etapa muito importante dentro de uma estratégia de marketing. Não adianta criar algo incrível se o material não chegar a quem interessa, que, no caso, é a sua audiência. Ou, por outro lado, os seus conteúdos chegam até pessoas que não tem o menor interesse na sua oferta.
Por isso, é preciso aprender a usar os canais de distribuição de conteúdo da forma correta, pois essa é uma das etapas mais importantes após a criação de materiais que sejam de qualidade e relevantes. Afinal de contas, materiais valiosos que chegam até a sua persona são uma das maneiras mais eficientes para criar autoridade e mostrar o valor do seu produto.
Sendo assim, neste post você verá algumas dicas de canais para publicar e distribuir conteúdos que podem ser bem úteis na sua estratégia de marketing digital.
1. Blog
O blog é a casa onde ficam hospedados seus conteúdos na internet. Por mais que você crie materiais e os divulgue em outros canais, lembre-se que nenhum deles é o seu. Afinal, e se do nada aquela rede social que você gosta de postar as novidades deixa de existir (lembra do Orkut?) e você fica na mão?
Eu sei que essa é uma possibilidade remota, mas a ideia é que você tenha consciência que o blog é algo seu e que esse é um dos melhores canais de distribuição que existe. Além do mais, uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que você a utiliza em todas as etapas do funil de vendas.
Aliás, o blog é bem interessante no estágio de atração por apresentar informações relevantes para os usuários. Dessa forma, você começa a educar seus potenciais clientes e eles passam a tomar consciência da sua marca e das soluções que sua empresa apresenta.
Os conteúdos gratuitos do seu blog servem para atrair uma audiência qualificada de maneira natural — sobretudo pelo tráfego orgânico. Assim, os visitantes chegam de maneira espontânea e como a se engajar com os materiais que você oferece.
2. Redes sociais
A segunda opção de canal que é bem interessante e apresenta resultados bastante positivos são as redes sociais. Caso você não saiba, uma pesquisa da agência Sortlist mostrou que o Brasil fica em segundo lugar no ranking de países que mais passam tempo na internet.
Veja alguns dados desse levantamento:
- o brasileiro fica em média 10 horas por dia conectado à internet;
- isso equivale a 154 dias por ano;
- desse tempo, cerca de 3 horas e 42 minutos são gastos em redes sociais;
- o Facebook ainda é a rede social mais acessada e o brasileiro gasta 19 horas e 30 minutos por mês nele.
Viu como as redes sociais têm um enorme potencial para serem usadas na divulgação de conteúdos? Confira quais são as principais e como criar estratégias nesses canais.
O Instagram é uma rede que pega o usuário pelo visual. Desde o início o objetivo dessa mídia social foi publicar fotos, depois também permitiu a publicação de vídeos e atualmente já conta com muitos recursos interessantes para fazer a divulgação de conteúdos.
No Instagram você pode inserir links na bio e nos stories, além de criar conteúdos interativos com stickers, usar as ferramentas de Reels para engajar e até fazer lives para a sua audiência.
O Facebook segue sendo a rede número 1 do Brasil. Isso porque a plataforma é uma das mais completas e permite a divulgação de conteúdos nos mais diversos formatos:
- imagens;
- vídeos;
- textos;
- anúncios;
- stories;
- lives;
- links.
A rede social também tem grupos e outras alternativas para informar seu público e aumentar o engajamento. Com tantas possibilidades de divulgação disponíveis, não é à toa que o canal é excelente.
Youtube
O YouTube apareceu como o aplicativo mais usado na pesquisa da Sortlist. Os conteúdos em vídeo ainda são a grande aposta para os próximos anos, visto que o consumo desse formato só vem aumentando.
Embora outros aplicativos em formato de vídeo tenham ganhado espaço (como o TikTok), o YouTube ainda é o maior de todos e tem mais de 2 bilhões de usuários.
A rede profissional também é um excelente canal de distribuição de conteúdo. O LinkedIn já não é apenas uma plataforma para buscar vagas de emprego. Afinal, a rede social permite a publicação de artigos, imagens, vídeos e textos na timeline e tem até a opção de fazer live.
Portanto, se fizer sentido para a sua persona, o LinkedIn pode ser bastante útil na sua estratégia para distribuir conteúdos.
3. E-mail marketing
O e-mail vai continuar sendo um dos principais canais para distribuir conteúdos de forma não-invasiva. Afinal, quem recebe suas newsletter ou fluxos de nutrição são apenas aquelas pessoas que inseriram o endereço de e-mail por vontade própria.
Sendo assim, essas são pessoas que costumam ser mais engajadas e que a sua marca mantém uma boa relação. Entretanto, tome cuidado para não lotar a caixa de entrada da sua base com seus conteúdos.
O ideal é fazer uma curadoria para enviar e-mail em determinadas ocasiões. Por exemplo, a newsletter pode ser enviada uma vez na semana com conteúdos que foram criados naquela semana. Um outro ponto positivo é que você pode usar ferramentas de automação para fazer os disparos, como a plataforma da Dinamize.
Então, pode conter os últimos posts do blog, vídeos publicados e outros temas e assuntos que sejam de interesse da sua persona. Assim, seus leads se mantêm engajados e atualizados com as novidades da sua marca.
4. Mídia paga
Outra ferramenta usada em uma estratégia de distribuição de conteúdo são anúncios, links patrocinados que, de forma geral, são conhecidos como mídias pagas. Esses links têm um tráfego mais qualificado para seu blog ou site , por isso, demonstram bons resultados.
Mesmo que o tráfego orgânico também seja efetivo, é preciso investir em publicidade paga. Esse tipo de mídia faz com que o seu negócio consiga atrair potenciais clientes que podem entrar no funil de vendas. Dessa forma, a sua distribuição de conteúdo é relacionada ao seu nicho e traz bons resultados.
Qual o melhor canal para distribuir conteúdo?
A resposta é simples: aquele que a sua persona usa!
Por isso, entenda bem quais os formatos de conteúdo que o seu público consome, onde ele está presente e as plataformas que trazem melhores resultados. Se você oferece serviços ou produtos B2B, o LinkedIn é uma ferramenta interessante para encontrar outras empresas, certo?
Ou seja, a sua estratégia deve contemplar as características da sua persona para encontrar os melhores canais de distribuição de conteúdo. Portanto, tenha atenção nas especificidades do público para atender o que eles buscam e quais as necessidades dessas pessoas.
Ainda não sabe o que é uma persona ou não tem ideia de como criar a sua? Então, confira este post sobre o que é buyer persona e a importância na sua estratégia.