Aprender a usar essa rede social de forma estratégica possibilita que a equipe de marketing explore todos os benefícios que o LinkedIn proporciona. A plataforma conta com milhões de usuários no país, o que faz com que ela se torne um excelente meio de atração — sobretudo quando falamos de negócios B2B.
Se você conhece o marketing de atração, sabe que a produção de conteúdo é uma etapa essencial para o sucesso da estratégia. Nesse contexto, o LinkedIn não poderia ficar de fora como uma alternativa para atrair prospects, desde que a rede seja compatível com o tipo de público que você deseja atrair.
Quer saber como aproveitar a plataforma profissional na sua estratégia de marketing de conteúdo? Então, confere a seguir as nossas dicas de como fazer isso do jeito certo!
Produza conteúdo de valor
É claro que a primeira e principal regra no marketing de conteúdo é criar materiais que sejam relevantes e entreguem valor para sua buyer persona — e no LinkedIn isso não seria diferente.
Para atrair leitores, saiba que as regras não diferem tanto dos conteúdos criados para outras plataformas. Portanto, entender quais são as dores e necessidades do seu público é o início da trajetória, pois esses são os indicadores de quais temas abordar, como falar sobre esses assuntos e de que maneira eles serão úteis para a sua persona.
Dessa forma, entenda o máximo que puder sobre o seu público, as preferências, os interesses e outros detalhes importantes. Essas informações são o que norteiam a produção de artigos e de outras publicações que a sua empresa pode fazer na rede.
Utilize técnicas de persuasão
Os vendedores já sabem há muito tempo a importância de aplicar técnicas de persuasão para conseguirem o que querem.
O nosso cérebro trabalha intensamente o tempo todo para tomar decisões mais assertivas — e se entre essas micro-decisões está a dúvida entre ler um artigo publicado no LinkedIn ou passar direto pelo feed?
Pois é. Nesse cenário caótico e corrido que todos estão inseridos, apenas um milésimo de segundo faz toda diferença entre clicar em um link ou ignorar. Por isso, usar técnicas de persuasão é um método capaz de atrair e despertar a curiosidade do leitor.
Desde o título do artigo, aplicações de técnicas de marketing de conteúdo (como a escaneabilidade) e até o uso de gatilhos mentais podem influenciar na tomada de decisões da sua persona. Então, utilize os mecanismos de persuasão com sabedoria e perceba a diferença nos seus resultados!
Crie conteúdos relacionados
Sabe o bom e velho link building? Você também pode usá-lo no LinkedIn!
A plataforma permite que você faça linkagens entre os artigos dentro do próprio LinkedIn ou para páginas externas, como seu site, blog, redes sociais etc. Além dessa possibilidade, saiba que você também consegue “artigos em série”, em que são produzidos vários conteúdos ligados a um texto principal.
O objetivo é fazer com que o leitor navegue entre os artigos, assim como acontece dentro de um blog — em que você pode incentivar e guiar o visitante entre as páginas. O resultado disso é um alcance muito maior.
Gere tráfego para o seu site
Além de fazer o usuário transitar entre seus conteúdos no próprio LinkedIn, por que não levá-lo para o seu próprio blog ou site? Afinal de contas, esse é um dos fundamentos do marketing de conteúdo, levar o visitante para que ele entre no funil de vendas, certo?
Assim como acontece entre outras redes sociais, você pode usar suas publicações para direcionar os usuários para outras páginas, gerando tráfego para o seu site. Para isso, basta compartilhar artigos do blog, fazer link building e começar a aumentar o número de visitas — o que rende ótimos resultados em termos de SEO.
Faça networking na rede
Como uma boa rede social, o LinkedIn é um ótimo lugar para se conectar com pessoas das mesmas áreas de interesse. Além do mais, a plataforma reforça essa interação justamente por ser uma rede profissional, criada para criar conexões entre pessoas dos mesmos segmentos.
A construção de relacionamento com outros usuários amplia a sua rede de distribuição de conteúdo, mas isso deve ser feito com cautela. Nem todas as pessoas estarão interessadas no que você tem a dizer, é preciso conhecer o seu nicho e identificar quem realmente quer ver os conteúdos oferecidos pela sua marca.
A criação de networking é capaz de apresentar possíveis clientes, prospectar leads e ainda diminui os custos com captação. No entanto, não esquece de manter a postura profissional.
Use o algoritmo a seu favor
A web funciona baseada em algoritmos que entregam conteúdos de acordo com as preferências de cada usuário. A partir disso, medidas como o engajamento, visibilidade e outros fatores apontam quem está fazendo materiais mais relevantes e merece destaque na rede.
Para garantir que o algoritmo trabalhe a seu favor, lembre-se que é essencial manter a frequência de postagens e ter dias e horários certos para publicar. Outra vez é preciso reforçar a importância de criar conteúdo de qualidade, já que as interações nas primeiras horas depois que o post vai ao ar são decisivas para indicar se ele continuará em alta ou não.
Outras dicas para bombar a sua estratégia de marketing no LinkedIn são:
- use imagens nos posts para aumentar o engajamento;
- vídeos têm até 20 vezes mais chances de serem compartilhados. Aposte neles!
- artigos que tem em seu título chamadas do tipo “como fazer” ou com listas têm mais visualizações;
- já os títulos com perguntas têm menos visualizações;
- o título ideal deve ter entre 40 e 49 caracteres;
- artigos que têm mais de 1.700 se destacam;
- use hashtags para que outros usuários encontrem seus conteúdos;
O marketing de conteúdo no LinkedIn consegue ser tão efetivo quanto em outras plataformas. Então, é melhor começar a aproveitar os benefícios dessa rede social, não acha?
Por fim, o que acha de aprender como funcionam os anúncios dentro da rede? Veja também como criar campanhas no LinkedIn Ads!