A Lei Geral de Proteção de Dados veio para balançar tudo nas estratégias de marketing. A lei entrou em vigor para garantir a segurança dos usuários na internet, além de estabelecer a forma como os dados das pessoas podem ser utilizados. Como você deve imaginar, as ações de e-mail marketing também são impactadas pela LGPD.
A LGPD estabelece diretrizes para coleta, tratamento e uso de dados pessoais. Dessa maneira, a empresa precisa deixar claro para o usuário de que forma ela utilizará as informações e para quais fins. Caso não cumpra com o que foi dito, poderá receber multa que chega a até R$ 50 milhões.
Portanto, e-mail marketing e LGPD estão intimamente ligados, uma vez que o envio de mensagens pede um dado pessoal dos usuários: o e-mail. Nesse sentido, aderir às boas práticas e ajustar a estratégia de acordo com as normas é fundamental.
Caso ainda não esteja muito ciente da relação entre e-mail marketing e LGPD, este post vai mostrar uma luz para que você comece a organizar melhor a sua estratégia. Confira!
Impacto na geração de leads
A captação e nutrição de leads na estratégia de e-mail marketing são bastante impactadas pela LGPD. Se antes já era importante perguntar se o visitante queria receber suas mensagens, agora isso se tornou mais que fundamental.
Além de perguntar se o visitante confirma o interesse no recebimento de e-mails, também é necessário informar de forma clara como os dados do lead serão usados e se ele está de acordo. A autorização de uso é essencial e o led precisa aceitar por meio de um opt-in presente no próprio formulário.
Por outro lado, a qualificação de leads ganha em qualidade. Essa ação serve como um filtro que separa quem realmente tem interesse na sua marca. Além disso, a entregabilidade de e-mails é maior e a taxa de churn pode cair. Isso mostra uma tendência positiva, já que os usuários escolhem com mais consciência se querem se cadastrar.
A LGPD obriga que as empresas informem como os dados pessoais dos inscritos serão armazenados, tratados e utilizados. Portanto, o consentimento na hora do cadastro é importante para seguir as normas.
Conheça a sua base de leads
A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e se tornou um grande auxílio para ampliar o conhecimento sobre a sua base de contatos. Mesmo que a sua lista seja anterior à lei, saiba que é preciso reafirmar se os leads desejam receber seus e-mails.
Caso não passe por essa atualização, isso pode ser configurado como uma violação à LGPD. Por isso, o ideal é perguntar se esses leads ainda querem continuar na sua base recebendo seus conteúdos. Além disso, deixe claro qual é a finalidade e esclareça a finalidade do envio de seus e-mails.
Trabalhe com o consentimento do lead
E esse consentimento não é somente para enviar e-mails à sua base. A autorização também está relacionada com o tratamento, armazenamento e outros mecanismos do uso de dados.
Adotar os princípios da LGPD é informar seus leads sobre a finalidade na utilização das informações pessoais deles. Dessa maneira, é imprescindível informar como esses dados serão usados para não haver problemas futuros.
Melhora a entregabilidade de e-mails
Os esforços para ter suas mensagens abertas vão muito além de escrever assuntos chamativos e ter copy impecáveis. Na realidade, isso não é tudo, pois se o e-mail não é entregue ao destinatário, o problema está na entregabilidade.
Nesse contexto, a LGPD foi algo muito positivo. A partir do momento que que seus leads fornecem dados e têm consciência do que estão fazendo, a sua lista passa a ter mais qualidade. Esse consentimento previsto em lei reduz aqueles e-mails que não são inválidos, spam traps e outras questões que afetam a entregabilidade.
Redução de churn de listas
Ver que a taxa de churn está alta deve fazer a equipe de marketing refletir sobre diversos pontos. O que está acontecendo para que seus leads estejam cancelando a inscrição para receber seus e-mails?
Responder essa questão nem sempre é rápido e fácil, uma vez que é preciso investigar a situação. Quando os e-mails dos clientes saem da sua base, existem alguns motivos para isso, que podem ser:
- descadastro dos leads;
- reclamações de spam;
- e-mail inexistente;
- os conteúdos não são interessantes para o lead.
Diante da análise do porquê a taxa de churn estar alta, você encontrará soluções que podem melhorar esse índice. Por exemplo, se os leads se descadastram por conta dos conteúdos enviados, talvez falte uma segmentação adequada nas suas campanhas.
Dessa maneira, busque segmentar a partir de interesses, do comportamento, do estágio do funil dos leads e outros dados e informações disponíveis.
Contatos mais qualificados
Mesmo que a redução da sua base de contatos pareça algo ruim à primeira vista, é preciso perceber o aspecto positivo disso. Ter uma imensa lista de contatos não garante que o seu conteúdo será entregue e lido por muitas pessoas, que os destinatários serão engajados e nem que a sua taxa de conversão será maior — se fosse por isso, a compra de listas de e-mails seria uma excelente prática.
Essa redução no número de contatos faz com que os leads remanescentes sejam os mais qualificados. Assim, o relacionamento com o público será mais estreito e até a taxa de churn poderá ser menor. Os contatos mais qualificados melhoram a comunicação e permanece quem realmente tem interesse no seu negócio.
Apresente o que será enviado por e-mail
Às vezes o consumidor já chega direto para realizar a compra, sem nem mesmo ter sido um lead. Então, se antes o cliente não tinha interesse em receber seu contato, após a compra ele provavelmente ele não vai querer também.
Esse é apenas um exemplo de como o envio de e-mails precisa ser analisado e estudado. Os destinatários precisam ter um interesse legítimo, e apresentar o que será enviado antes do usuário concordar em receber. Nesse caso, mostre se são enviadas ofertas, promoções, conteúdos e outros materiais.
Os visitantes têm mais facilidade para compartilhar dados com você quando sabem o que a sua empresa vai enviar. Entender sobre a relação de e-mail marketing e a LGPD tem efeitos construtivos na sua estratégia. Portanto, é melhor conhecer esses impactos para que a mudança seja positiva.
Para melhorar ainda mais sua comunicação, conheça os KPIs de e-mail marketing que você precisa acompanhar!