Você acha que se aprende a vender na teoria ou na prática? Bom, dizem que as duas coisas são necessárias para fazer de alguém um bom vendedor. A prática não é nada sem a teoria, afinal, você precisa aprender as técnicas comerciais para conseguir converter prospects em clientes. Por isso, ter em mãos alguns livros de vendas essenciais pode ajudar.
Vender é desafiador. Se você trabalha em conjunto com uma equipe de marketing, entender mais a fundo sobre conceitos básicos como por exemplo MQL, SQL e processo de vendas, vai fazer toda a diferença para os resultados da empresa.
Por isso, reunimos nessa lista diversos livros sobre vendas que você não pode deixar de ler, cada um deles com uma perspectiva única e fundamental para a área. Então, se você quer virar uma verdadeira enciclopédia das vendas, continue lendo!
Os melhores livros de vendas para profissionais da área
Veja então a nossa lista de livros de vendas e comece a qualificar seu conhecimento!
1. A Bíblia de Vendas
Escrita por Jeffrey Gitomer, a “Bíblia de Vendas” é um dos livros de vendas mais reconhecidos da área. Gitomer é um renomado diretor de vendas e consultor americano e, ao longo do livro, usa toda a sua expertise para explicar técnicas e conceitos que fazem a diferença na hora de fechar um negócio.
Além disso, o autor cita uma série de práticas e atitudes que tornam alguém um bom vendedor através da ideia dos “10 mandamentos”. Esse livro não deve ficar de fora do repertório de profissionais de vendas iniciantes ou avançados que buscam novos meios de se aprimorar.
2. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Essa obra não faz parte exatamente da categoria de livros de vendas, mas é tão importante quanto vários outros. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” trata sobre comportamento humano e ensina técnicas de persuasão que podem ser usadas por qualquer pessoa. O livro de Dale Carnegie sempre leva em consideração os aspectos empáticos e éticos da influência.
A obra de Dale Carnegie pode ser lida por qualquer profissional e é relevante não somente para quem atua com vendas, mas também para o marketing.
3. Receita Previsível
Segundo a sinopse do livro escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, Receita Previsível (Predictable Revenue) “é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados”.
Com cases reais, os autores explicam como é possível colocar em prática o processo de vendas outbound que fez a Salesforce e a HyperQuality chegarem a um aumento de mais de 300% em suas receitas.
Esse livro é considerado um guia de vendas por diversos profissionais do Vale do Silício.
4. Alcançando a excelência em vendas: SPIN Selling
“SPIN Selling” é um livro de vendas escritor por Neil Rackham, consultor e acadêmico considerado o pai do SPIN Selling. A técnica se tornou muito popular na área de vendas, pois envolve o comportamento do consumidor, levando em consideração a resolução dos problemas e das necessidades do prospect.
A escrita do autor foca em uma abordagem de venda consultiva. No livro, o autor mostra que as técnicas e táticas de vendas tradicionais não funcionam mais com tanta eficiência como antes e sugere uma nova forma de vender.
5. Inteligência em Vendas
O livro “Inteligência em Vendas” é perfeito para líderes e gestores de vendas que desejam melhorar a gestão e condução de sua equipe de vendas para resultados mais eficazes. Ele aborda as principais competências e habilidades de liderança necessárias para que você seja um líder comercial completo com exemplificações reais vindas de suas experiências como diretor comercial.
Esta é uma obra que é útil tanto para vendedores quanto para empreendedores, empresários, gerentes e supervisores de vendas, auxiliando com aplicações que podem ser usadas com sucesso em qualquer negócio.
6. A máquina definitiva de vendas
De acordo com Chet Holmes, autor do livro “A máquina definitiva de vendas“, é muito mais importante que o vendedor aprenda sobre as técnicas que funcionam e são comprovadas do que decorar e utilizar centenas de técnicas sem nenhuma maestria ou inteligência.
Para o autor, é preciso se aprofundar nas técnicas certas. Por isso, ele acredita que a repetição e a busca pela melhoria contínua são o que fazem um vendedor se tornar uma máquina de vendas definitiva.
7. Inteligência emocional para o sucesso de vendas
Collen Stanley escreveu um dos livros de vendas mais recomendados para profissionais que se sentem travados emocionalmente na hora de vender. Se você já cedeu rápido em uma negociação com um prospect, se já tomou decisões muito impulsivas ou tem dificuldade de quebrar objeções, talvez te falte inteligência emocional em vendas.
Nos tempos atuais, a ansiedade e o estresse estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, consequentemente, influenciam nas atitudes e decisões profissionais. A inteligência emocional é um ponto essencial para qualquer vendedor, pois o profissional de vendas lida com relações pessoais constantemente. Portanto, não deixe de ler essa obra!
8. As armas da persuasão
Para Roberto Cialdini, existem 6 tipos principais de persuasão: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade; escassez. No livro, ele ensina a utilizar esses gatilhos mentais para influenciar e convencer as pessoas a tomarem decisões.
A obra de Roberto também ensina as pessoas a se protegerem desses gatilhos em negociações. Porém, é importante ressaltar que o objetivo não é manipular e sim influenciar. Os ensinamentos do livro podem ajudar muito na área comercial das empresas e têm como base pesquisas de neuromarketing.
9. Hacking Sales
Max Altschuler, autor do livro de vendas “Hacking Sales” explica que apesar da tecnologia não substituir vendedores, ela pode sim melhorar e automatizar o processo de vendas a partir de ferramentas ágeis e eficazes. Com esse conhecimento, é possível quebrar as vendas outbound em etapas para obter resultados maiores.
O termo hacking sales é um conceito que ficou conhecido graças a essa obra. Bem diferente de growth hacking, a expressão se refere a processos e ferramentas de vendas que ajudam na produtividade das equipes e tornam tarefas complexas em tarefas simples.
10. Como vender qualquer coisa a qualquer um
Esse livro também não pode faltar na prateleira dos vendedores. Joe Girard, autor da obra, foi considerado o maior vendedor do mundo pelo Guiness Book ao bater um recorde de vendas de automóveis. Ninguém melhor para compartilhar boas dicas de vendas, não é mesmo?
Agora que você já tomou conhecimento de vários livros de vendas, basta escolher aqueles que fazem sentido pra ter na sua coleção!
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