Se você tem um Ecommerce, ou está pensando em entrar no mundo das lojas virtuais, é preciso pensar em formas de se destacar entre as marcas e fazer com que os seus produtos sejam vistos por mais pessoas. Contar com uma ferramenta de automação de marketing é essencial para levar mais clientes em potencial até o seu Ecommerce e identificar quais os produtos certos para cada público!
Por isso, veja a seguir alguns dos recursos que você pode explorar em uma plataforma de automação de marketing para impulsionar o seu Ecommerce e vender muito mais.
Por que investir em automação de marketing e vendas para Ecommerce?
Se sua empresa ainda não investe em automação para impulsionar as vendas do seu Ecommerce, é nosso dever mostrar alguns dos resultados que clientes da Dinamize geram com a ajuda da nossa plataforma.
Envio dos produtos certos, na hora certa
Já recebeu aquela comunicação que parecia direcionada para qualquer pessoa, menos para você? É bem provável que sim.
Um dos grandes benefícios da automação de marketing é garantir que isso não ocorra com seu público-alvo.
Retorno financeiro garantido
Você deixa dinheiro na mesa quando não investe em uma plataforma de automação de marketing e vendas robusta.
Independente do seu segmento, é possível explorar as possibilidades da automação para garantir resultados como:
- aumento de 332% nas conversões do Ecommerce;
- crescimento de 30% no faturamento;
- vendas por email incrementadas em 40%.
Recuperação de vendas
A taxa de abandono de carrinho no E-commerce ultrapassa os 70%, de acordo com o levantamento divulgado pela Baymard.
Um dos grandes diferenciais da automação de marketing para Ecommerce é a possibilidade de recuperar a atenção de usuários que desistem de uma compra em seu site.
Seja por email, WhatsApp, SMS ou por campanhas de mídia paga, é essencial garantir que os usuários que estiveram tão próximos de realizar uma compra voltem à sua loja virtual.
Alta taxa de retenção
Que tal identificar quando uma compra é realizada e qual produto foi adquirido para elaborar uma série de ações personalizadas para encantar seus clientes?
Pode parecer impossível, mas é exatamente o tipo de cenário que pode ser replicado com a ajuda da automação de marketing integrada ao seu E-commerce.
Captação de contatos: tudo começa aqui
Criar estratégias para captar novos leads é o que fará com que você sempre tenha contatos atualizados e que demonstraram interesse recentemente em seus produtos. Por isso, é extremamente importante ter pontos de conversão em seu site.
Caso já tenha formulários criados diretamente nele, é possível receber os dados dos cadastrados diretamente em sua conta do Dinamize Automation, através da nossa funcionalidade de Captação de formulários.
As ações para captação de leads em mídias sociais também são muito importantes, uma delas é a utilização do Facebook Lead Ads, que pode ser integrado com nossa plataforma.
Também poderá criar novos formulários em nossa plataforma para integrar com seu site, que podem ser:
- Formulário vinculado a um botão de Whatsapp, que quando clicado, o contato poderá deixar seus dados. Por fim, após confirmar o cadastro, ele será redirecionado para uma conversa com o número de Whatsapp escolhido por você;
- Pop-ups que podem ser exibidos após o usuário demonstrar a intenção de abandonar a página, após permanecer por alguns segundos na mesma, ou então, atingir um percentual de rolagem;
- Landing pages inseridas em CTAs no site, que podem ser utilizadas para compartilhar promoções de datas comemorativas próximas, por exemplo. Você também pode divulgar sua landing page nas redes sociais da sua empresa, para atrair mais contatos.
Escolha bem as informações que irá solicitar em seus formulários. Em alguns casos, o objetivo será solicitar apenas campos mais relevantes, como Nome e E-mail, e dependendo do tipo de formulário, solicitar dados como categoria, marca ou produto de interesse. Desta forma, você vai realizar campanhas segmentadas para cada grupo de contatos, essas geralmente recebem mais interações positivas, por terem sido criadas com conteúdos direcionados aos interesses de cada contato.
Veja como segmentar seu público
Ações de boas-vindas
A partir do momento que um lead se converte em um de seus formulários, ter um fluxo de automação de boas-vindas ajudará a iniciar um relacionamento com ele.
Nesse tipo de e-mail, você poderá utilizar estratégias para ofertar algum tipo de benefício para a realização da primeira compra, ou então apenas desenvolver um e-mail com uma abordagem receptiva.
Veja como criar um assunto e pré-header que gere engajamento de seu email marketing
Estruturação do funil de vendas
Na plataforma Dinamize Automation, temos um funil de vendas com 4 estágios – visitantes, contatos, oportunidades e clientes. Veja abaixo o que cada um deles representa e como suas ações de marketing e vendas podem ser qualificadas a partir desta compreensão.
Visitantes
Através da criação de conteúdos de qualidade, você pode atrair novos visitantes, sendo importante otimizar seu site com SEO, para melhorar as chances de uma pessoa que esteja procurando algo relacionado ao que disponibiliza nela, encontrá-lo.
Na nossa plataforma, disponibilizamos uma análise do seu site, através do nosso Relatório de SEO, que ajuda você a otimizar o site e fazer com que mais visitantes o encontrem.
Conseguimos saber a quantidade de visitantes a partir de uma integração realizada com o Google Analytics. Ao obter esta informação, a equipe de marketing pode acompanhar a efetividade das ações para aumentar o tráfego do site.
Contatos
São os visitantes que preenchem algum formulário do seu site, informando seus dados e, assim, começando a participar das ações e campanhas da empresa. Defina uma estratégia de nutrição para manter os leads engajados com suas ações, ficando assim mais próximos da etapa de compra de seus produtos ou serviços.
Oportunidades
Ao verificar a interação dos contatos com suas campanhas e produtos, é possível classificar quem está mais próximo de realizar uma compra, os que estão no estágio de Oportunidades. No caso de um Ecommerce, quem abandonou um produto no carrinho de compras da sua loja virtual pode ser definido como Oportunidades.
Clientes
Essa é a última etapa do funil, onde é possível analisar os resultados das estratégias definidas a partir do número de visitantes que se tornaram clientes e do tempo médio dessas conversões. A otimização desse tempo da visita até a compra é o que possibilitará que sua empresa consiga crescer mais rapidamente.
Comunicação personalizada para cada lead e cliente
Cada vez mais os conteúdos devem ser pensados de acordo com o estágio de cada lead em seu funil de vendas. Primeiramente, pense em conteúdos que respondam às dúvidas iniciais que os potenciais clientes podem ter sobre seus produtos ou serviços, além de criar materiais como ebooks e disponibilizá-los através da conversão em um formulário.
A partir do momento que um visitante informa seus dados, o processo de nutrição se inicia. Para qualificar a nutrição de leads, crie fluxos de relacionamento que ofereçam conteúdos relevantes e de qualidade, e que sejam segmentados, para atender o interesse particular de cada lead.
Acompanhamento dos usuários ao longo do funil
Após criar pontos de conversão em seu site, é importante configurar a alteração de estágio. Com ela, você desenvolve comunicações pensadas de forma específica para cada etapa do funil.
As etapas de Visitantes e Contatos são atualizadas de forma automática. Em nossa plataforma, também é possível configurar esse tipo de alteração para as demais etapas, a partir do Lead Tracking.
Identificando oportunidades de venda
Essa alteração pode ser feita a partir da identificação dos contatos mais próximos de comprar. Você consegue, por exemplo, alterar os estágios dos contatos que acessem a página de carrinho do site para Oportunidades.
Se você não sabe qual é a URL referente ao carrinho de compras da sua loja virtual, pode simular uma compra e confirmar o endereço, pois precisará informá-lo no momento da criação do fluxo.
Depois que você identificar a URL, é só criar o fluxo de automação de marketing para elaborar ações com base no comportamento dos usuários no Ecommerce.
A alteração para o estágio de Oportunidades pode também estar vinculada à conversão em determinado formulário.
Envio de carrinho abandonado
É possível utilizar funcionalidades para aproximar seus contatos ainda mais da etapa de compra. Uma delas é o envio de abandono de carrinho, que estimula leads que iniciaram uma compra a realizarem a finalização dela. Nesse tipo de abordagem, podem ser utilizados incentivos como descontos ou condições especiais.
No modelo de abandono de carrinho, os itens serão alterados de acordo com os que foram abandonados pelos seus potenciais clientes. Com isso, sua automação de marketing é personalizada com base no comportamento do público em seu Ecommerce:
Acompanhamento pós-clique de leads e clientes
Depois, conseguimos monitorar quem realiza uma compra em seu ecommerce, através da verificação de quem chegou até a página de finalização de compra. A partir desse momento, o estágio do contato será então alterado para o de Clientes.
Também é possível analisar, no relatório de envios, quais outras páginas foram acessadas a partir do clique em um link inserido no e-mail encaminhado para seus leads. Esse recurso se chama Pós-clique, e pode ser configurado para exibirmos nos relatórios o valor gasto em cada página do seu ecommerce.
Esse tipo de dado ajuda a verificar os resultados obtidos a partir de suas campanhas de email marketing, pois ele faz parte das interações esperadas.
Atualização de data da última compra
Além de identificar quem realizou uma compra em seu site, também é possível atualizar a data da última compra de seus clientes, para que possa criar estratégias vinculadas a esse dado.
Para isso, é necessário que tenha um campo criado um campo específico em nossa plataforma para armazenar esse dado no cadastro de seus clientes.
Uma estratégia de marketing digital possível a partir desse dado é o envio de uma pesquisa de satisfação. Você pode enviar a pesquisa de forma automática, alguns dias após a realização da compra, mostrando assim que sua empresa valoriza a experiência dos clientes, e está sempre buscando formas de melhorá-la. Uma boa experiência de compra e pós-venda, é essencial para fidelizar clientes, podendo ser um fator decisivo para que próximas compras ocorram.
Incentivando novas compras
Também é possível criar um e-mail de recompra, para lembrar quem já é seu cliente de realizar uma nova compra, podendo oferecer frete grátis ou um cupom de desconto para quem já está há algum tempo sem realizar uma compra ou aquisição de serviço.
A automação de marketing para ecommerce também pode ser complementada com outras comunicações, como o envio de SMS. Com essa combinação, você consegue enviar um SMS avisando os contatos para que eles chequem suas caixas de e-mail.
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