Criar um ecommerce do zero pode não parecer uma missão tão simples a princípio. Entretanto, existem ferramentas que ajudam muito empreendedores que estão dando o primeiro passo no comércio virtual.
O comércio eletrônico não para de se expandir ano após ano e a pandemia foi outro grande divisor de águas. Por conta das medidas sanitárias adotadas contra o coronavírus, as pessoas tiveram que rever seu modelo de compras. Assim, as vendas em ecommerce dispararam.
Mas mesmo com o mercado favorável, nem todas as lojas virtuais conseguem se manter ativas. Afinal, existem diversos fatores que envolvem o sucesso de um ecommerce. Por isso, é melhor entender como funciona se você quer começar seu negócio na internet.
Para ajudar nessa nova jornada, aqui você verá um passo a passo para criar seu ecommerce do zero e começar a vender na internet. Confira!
1. Tenha um planejamento bem estruturado
O primeiro passo para atingir seu objetivo é desenvolver um planejamento que seja bem estruturado. Logo, estabelecer metas realistas será determinante para que você comece a tomar decisões. A partir disso, as próximas etapas serão mais fáceis de seguir.
A criação de um ecommerce do zero deve considerar aspectos como:
- qual o seu nicho de mercado;
- quem serão seus clientes;
- quais são os concorrentes diretos e indiretos;
- quais produtos e marcas serão vendidos;
- qual o seu orçamento;
- qual será a plataforma de venda utilizada.
Esse planejamento inicial é como um “roteiro” para as etapas seguintes. Criar esse plano ajuda a não desviar do seu objetivo e facilita nas tomadas de decisões. Por isso, comece com índices de crescimento, valores de investimentos, estratégias de vendas e outros pontos.
2. Saiba quem é o seu consumidor
Entender quem é o seu comprador é fundamental para vender na internet. Basta uma rápida pesquisa nos buscadores para encontrar milhares de marcas que estão tentando seu lugar ao sol e, por isso, você precisa saber como a sua loja vai se encaixar e se destacar no mercado.
Antes de mais nada, a definição do seu público é o que vai nortear a sua estratégia de vendas no ambiente digital. Por exemplo, se você vende para outras empresas (B2B), é necessário saber como chegar até esses clientes. Ou seja, isso guiará todos os passos seguintes, pois será preciso alcançar seus consumidores para gerar vendas.
Além do mais, se o seu ecommerce vende para outras empresas, criar uma estratégia no Instagram Shopping talvez não gere resultados tão bons, por exemplo. Então, antes de definir canais de venda, plataforma usada, fornecedores, a logística de entrega e outras estratégias do negócio, tenha em mente quais pessoas você deseja impactar.
3. Conheça a estrutura necessária para criar um ecommerce
Por mais que tenha uma variedade de plataformas para criar ecommerce do zero, você precisa encontrar a ideal para suas necessidades. A questão financeira às vezes também pesa nesse momento, pois nem sempre há recursos para investir em uma estrutura de ponta.
No entanto, é possível otimizar o que você tem e criar uma loja virtual interessante. Quanto à estrutura, o primeiro passo é a compra de um domínio. Você pode registrar o domínio com o nome do ecommerce, por exemplo: meuecommerce.com.br.
Depois disso, há a escolha da plataforma em que a sua loja virtual será hospedada. Essa já é uma etapa mais fácil, pois existem muitos sites que já estão preparados para que você apenas adicione os produtos e comece a vender. Porém, fique de olho em pontos como:
- usabilidade da plataforma;
- funcionalidades disponíveis;
- suporte oferecido pela empresa;
- mensalidade ou comissões de vendas;
- métodos de pagamentos aceitos;
- possibilidade de integração com outras ferramentas.
Questões legais
A regularização do seu negócio é indispensável para a abertura de uma loja virtual. Você precisa ter CNPJ e arcar com impostos para que sua empresa esteja regularizada e possa funcionar. Portanto, esteja em dia com suas obrigações antes de abrir um ecommerce.
4. Escolha bem os fornecedores para seu ecommerce
Esse é um dos aspectos que têm grande importância na abertura do seu ecommerce. Afinal, encontrar bons fornecedores é um grande desafio, já que isso depende de preços, tempo de entrega, formas de pagamento, prazo de entrega, entre outras questões.
Desse modo, para suprir as necessidades do seu negócio, comece separando quais são as melhores opções de fornecedores. Para isso, atente-se a pontos como:
- o que você precisa (produtos para vender);
- qual a quantidade;
- com que frequência você vai precisar receber novos itens;
- espaço para armazenar o estoque;
- qual o seu orçamento.
Esses são alguns dos pontos que merecem atenção antes da contratação de qualquer fornecedor. Uma escolha errada pode prejudicar a imagem do seu negócio, provocando atrasos e até cancelamento de pedidos. Por outro lado, contar com boas parcerias ajudará no crescimento da sua loja.
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5. Não esqueça da logística de envios
O bom desempenho de um ecommerce está diretamente ligado com a logística presente na loja. Todo o planejamento, transporte, movimentação, armazenamento e envio de produtos está ligado às operações de logística. Além disso, custos com frete também estão relacionados.
Nesse sentido, defina se os envios serão feitos via Correios ou transportadoras. Essa decisão deve levar em consideração o tipo de produto enviado, tamanho, peso e outros fatores.
Além disso, lembre-se que existem muitas etapas envolvidas que estão inclusas na logística. Após a confirmação do pedido, você deve ter atenção para não atrasar o envio da mercadoria. Como lojista, é necessário fazer a separação do produto, embalar, emitir nota fiscal e entregar ao transportador.
6. Defina seus canais de venda
Você já sabe onde vai vender seus produtos? Atualmente existem várias possibilidades, como a criação de um ecommerce próprio ou vendas por marketplaces. Contudo, considerar as vantagens e desvantagens de cada um é fundamental.
Em um ecommerce próprio, você vai arcar com os custos da plataforma e tudo o que envolve a gestão da loja. Enquanto isso, nos marketplaces você pode apenas adicionar seus produtos e pagar taxas e comissões para a plataforma.
Ou seja, essa é uma decisão que deve ser tomada de acordo com o que você acredite ter o melhor custo-benefício para seu negócio.
Neste webinar, o especialista em ecommerce Odo Reginatto apresenta os 5 principais pilares essenciais para a criação de um ecommerce de sucesso, acompanhe:
7. Prepare os canais de atendimento no e-commerce
A satisfação de um cliente está diretamente ligada em como ele se sentiu ao ser atendido. Mesmo que seja um atendimento virtual, é preciso investir para que os consumidores sintam-se à vontade e tenham uma ótima experiência de compra.
Às vezes os clientes entram em contato para tirar dúvidas sobre produtos, resolver algum problemas com seus pedidos e outros motivos. Dessa forma, ter diversos canais de atendimento ajuda a manter a organização e facilita o contato.
Por isso, invista em chat, telefone, e-mail e até atendimento via redes sociais e WhatsApp. Assim, o cliente escolhe a opção mais viável e pode solucionar seus problemas mais rapidamente.
8. Invista em marketing digital
Se o seu negócio é online, a melhor alternativa para atrair clientes é usar a própria internet. Dessa maneira, investir em marketing digital é uma estratégia certeira para que os consumidores cheguem até a sua loja.
O Inbound Marketing é uma boa pedida para atrair clientes. Dessa forma, será possível criar conteúdos para blog, redes sociais, e-mail marketing, estratégia de SEO e outros meios de chegar até os consumidores. Além disso, você consegue aumentar suas vendas e ainda fideliza clientes.
Então, viu como criar ecommerce do zero não é difícil quanto parece? A partir de um planejamento bem definido você consegue abrir seu ecommerce e começa a vender na internet. Coloque essas dicas em prática e veja seus resultados aumentarem!
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