Se você já faz email marketing, sabe do desafio que é escolher um assunto que vá chamar a atenção de quem está do outro lado. Conquistar o usuário e garantir que, ao visualizar sua mensagem, ele vai abrir o email, é desafiador, mas não é impossível.
Um bom assunto é fundamental para garantir que a taxa de abertura dos seus envios de email marketing seja satisfatória. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você a conquistar as caixas de entrada espalhadas pelo mundo do marketing digital e gerar novas vendas.
Você vai saber:
- Porque você deve criar bons assuntos;
- 8 dicas para criar o melhor assunto de email marketing;
- Como encontrar o assunto perfeito para o seu email;
- Bônus: como vender mais com email marketing.
Vem com a gente!
Porque você deve criar bons assuntos
Assim como nas redes sociais ou em outras ações de inbound marketing, é muito importante pensar em um bom título para os seus envios de email marketing. Neste caso, o título em questão é o assunto do email.
O assunto do email marketing motiva 47% dos usuários a abrirem um email. Por outro lado, 69% das pessoas podem classificar seus emails como spam baseados no assunto.
Vale a pena pensar bem ao fazer emails, não acha?
8 dicas para criar o melhor assunto de email marketing
Agora que você sabe que encontrar o assunto de email ideal é um fator decisivo para qualificar a taxa de abertura das suas mensagens, veja algumas dicas para fazer isso!
1. Assunto bom é assunto personalizado
De acordo com um estudo realizado pela Dinamize sobre email marketing no Brasil, a taxa de abertura de envios com assunto personalizado é 40,19% maior do que aqueles sem nenhuma personalização.
A personalização abrange aspectos como relevância do conteúdo e interesse de cada contato. Por isso, é essencial que conheça sua buyer persona, para deixar de lado títulos genéricos, priorizando termos relacionados com o segmento em que atua e, principalmente, com o que interessa ao seu público.
Considere todos os dados disponíveis sobre o público, desde coisas mais básicas, como o nome do contato ou a empresa em que atua, até informações como por exemplo produtos de interesse, área de atuação e outros. Isso vai ajudar você a identificar assuntos que geram curiosidade e, por consequência, vão ter mais engajamento.
2. Evite termos apelativos demais
Por mais que o seu objetivo seja, de fato, vender, você não vai conseguir fazer isso usando palavras extremamente comerciais. Além de fazer com que o público perca o interesse na mensagem, certos termos podem prejudicar a entrega da sua mensagem, fazendo com que ela seja classificada como spam ou mesmo bloqueada por certos provedores de email.
Alguns exemplos do que evitar:
- Grátis;
- Promoção;
- Compre;
- Clique;
- Abra;
- Crédito;
- Oferta.
Termos como os citados acima podem prejudicar a entregabilidade das suas mensagens e, além disso, a expectativa daqueles que visualizam o email não será atendida. Então, tenha atenção redobrada ao considerar incluir esses termos tanto no assunto como no corpo do email marketing.
Palavras-chave proibidas no assunto do email marketing
3. Use números e estatísticas
Criar assuntos destacando listas, dados estatísticos ou descontos especiais pode ajudar você a conquistar as pessoas que estão na sua base de leads. Por isso, vale analisar como estruturar seus emails de forma a destacar números desse tipo.
Dá uma olhada nos exemplos abaixo para entender melhor esse tipo de assunto de email marketing:
- 10 receitas essenciais para aquele almoço de domingo;
- Eletrônicos com até 50% OFF;
- 5 dicas práticas para ter uma vida mais saudável.
Vale utilizar assuntos neste formato para dar ênfase às informações relevantes que estão no seu email ou mesmo para criar uma estrutura de conteúdo mais atrativa para quem lê a mensagem.
4. Assuntos em formato de pergunta, são uma boa ideia?
Um bom assunto em formato de pergunta pode fazer com que os leads se motivem a abrir a mensagem para encontrar a solução que você tem a oferecer.
E vamos de mais exemplos:
- Está com dificuldade para escolher o imóvel certo?
- Você conhece o segredo para gerar leads qualificados?
- Quanto tempo você está perdendo em filas de banco?
Não responda esse questionamento logo no início do email, ou mesmo no preheader, pois isso pode fazer com que o usuário perca o interesse em visualizar o email por completo.
Sobre o preheader, que é o texto que vem abaixo (ou ao lado, no caso do desktop) do assunto, fica a dica: esse texto de apoio deve complementar o assunto, estimulando ainda mais o usuário a clicar na mensagem.
Veja nesse vídeo como você usar o assunto do seu email combinado com o pré-header, despertar a curiosidade de seus leads e gerar ainda mais engajamento para seus envios de email markerting.
5. Promova sensação de urgência (mas sem exageros)
Aqui, uma dica que deve ser usada com muita cautela. Afinal, você precisa entregar exatamente o que promete no assunto para quem abrir o email, ou pode gerar descadastros e até mesmo uma denúncia de spam.
Veja dois exemplos:
- Só hoje: produtos com até 40% off!
- Últimas vagas para o curso de Storytelling!
Perceba que ambos os exemplos usam a sensação de urgência de forma a corresponder a algo objetivo. Dessa forma, você pode adaptar esse tipo de assunto para as promoções ou eventos organizados pela sua marca para engajar o público.
6. Reserve um tempo extra para montar o assunto
Geralmente, as pessoas se preocupam demais com o conteúdo do e-mail e o assunto é deixado de lado, sendo feito de última hora e às pressas. Por isso, dedique um tempo especial para criar o título, testar alternativas e identificar o assunto ideal. Aliás, vamos falar sobre como fazer isso na prática logo mais.
Criar um conteúdo perfeito para a sua peça de email pode ter pouco resultado se você não olhar com carinho para o assunto. É quase como aquela história de julgar o livro pela capa, sabe?
7. Alinhe o assunto do seu email com o seu objetivo com a campanha
O assunto do seu email marketing está diretamente ligado ao objetivo de sua campanha de email. Portanto, se você quer obter um maior número de aberturas de email e menor conversão, ou seja, cliques no email/vendas, você precisa utilizar assuntos mais genéricos, como por exemplo: “Economize até 30% em suas compras”. Neste caso, os contatos abrirão seu email por curiosidade para entender quais produtos estão em desconto, porém se os produtos não forem o que estão buscando não converterão em novas vendas.
Mas se, por exemplo, o seu objetivo de sua campanha é converter, ou seja, vender ou que as pessoas cliques no seu email, então é importante mostrar detalhes da oferta já no assunto. Por exemplo: “Smartphones com até 30% OFF” – nesse caso, somente pessoas que já estão buscando por smartphones abrirão a mensagem.
8. Acompanhe os resultados de cada envio
Depois que enviar emails, lembre-se de analisar os relatórios do envio para identificar pontos de melhoria para as próximas ações. Na nossa plataforma de email marketing, por exemplo, disponibilizamos um relatório completo que permite analisar taxas de visualização, cliques, descadastros e muito mais.
Existem outros fatores que impactam a taxa de visualização, como por exemplo reputação do domínio, filtros anti-spam e outros. Aqui, como estamos falando do assunto do email marketing, o foco é a taxa de visualização. Para entender como identificar o assunto ideal para os seus emails, veja o próximo tópico.
Como encontrar o assunto perfeito para o seu email
Quem faz muitos envios de email, ou campanhas de email marketing com objetivos distintos, pode ficar na dúvida sobre quais dos exemplos de assuntos listados utilizar em cada ação e qual funciona melhor com sua lista de contatos. Por isso, existe o teste A/B.
O objetivo do teste A/B é identificar qual versão do seu email pode gerar os melhores resultados. Para isso, você cria duas ou mais versões de um determinado email e envia uma versão para uma parcela do público e a segunda versão para outra.
Esses testes podem analisar diversas variações, como o assunto do email, o layout do email, a redação, dentre outros. Ou seja: se você não sabe qual assunto pode dar certo para o email marketing que deseja enviar ou está com mais de uma ideia, use este recurso e acabe com as dúvidas!
Quer saber como o Teste A/B funciona na prática? Então, dá uma olhada nesse vídeo para saber como criar um teste A/B na nossa plataforma de email marketing:
Bônus: como vender mais com email marketing!
O assunto do email marketing é, sem dúvidas, essencial para conquistar o engajamento do público, mas isso não é o suficiente para gerar mais oportunidades de venda.
Com a nossa plataforma de email marketing, você consegue testar diferentes tipos de assunto e criar as melhores peças para engajar quem acompanha sua marca. Com nosso editor de email, todo mundo pode criar peças de email que se adaptam a qualquer dispositivo – você não precisa ter conhecimentos técnicos para usar!
Além disso, contamos com recursos que ajudam você a aumentar sua base de contatos, como landing pages, formulários integrados com seu site e muito mais! Para manter o público engajado e gerar novas oportunidades de venda, você pode ainda criar fluxos de automação de marketing com base na interação dos leads e clientes.
E aí, bora testar?