Nos últimos anos, o mercado gastronômico ganhou força. E apesar do cenário desafiador de 2020, o setor de alimentação foi um dos que mais cresceu, especialmente aquela parcela de bares e restaurantes que focaram em delivery. Além disso, a tendência de cultivar hábitos mais saudáveis também se espalhou durante a pandemia do COVID19.
Com tantas mudanças, as empresas que não se adaptarem à crise atual ficarão pra trás. Por isso, investir em inbound marketing para restaurantes é imprescindível se você quer atrair novos clientes e criar um relacionamento com eles.
Para saber como melhorar os resultados de seu restaurante e ter mais sucesso mesmo em um momento difícil, continue acompanhando os próximos tópicos:
- O que é inbound marketing;
- Como atrair clientes através de inbound marketing para restaurantes;
- Como criar relacionamento através de inbound marketing para restaurantes.
E então, vamos lá?
O que é inbound marketing?
Inbound marketing é uma metodologia focada em atrair clientes através de conteúdos de valor, como blogposts, SEO e conteúdo para redes sociais. Enquanto o outbound marketing persegue novos consumidores ativamente, o inbound trabalha para aumentar a visibilidade da empresa, atraindo pessoas de forma natural.
O inbound marketing para restaurantes é muito eficiente, pois ele não usa técnicas agressivas de marketing. Ao contrário, ele busca educar, entreter e se relacionar com o cliente. O funil de vendas é um exemplo de conceito que faz parte dessa técnica, através do qual é possível entender melhor a jornada do cliente.
Como atrair clientes através de inbound marketing para restaurantes?
Estar no mundo online é fundamental para qualquer restaurante que deseja gerar novos clientes e manter os atuais. Portanto, vamos falar de algumas técnicas de atração que você pode usar no digital.
1. Crie um site
O seu site é como uma vitrine de loja ou um portfólio de um artista, portanto, ele deve ser atraente não só na parte de design como também na de conteúdo. Muitas vezes, é através do site que um cliente descobre um restaurante e faz o primeiro contato com a empresa. Então, capriche nesta etapa.
Para criar um site, você deve escolher uma plataforma de CMS para gerenciar o conteúdo dele. O WordPress é um ótimo exemplo, sendo totalmente gratuito e intuitivo de usar. Nesse momento, é importante focar na experiência do usuário. Se você aceita delivery, pode criar uma área somente para pedidos online, por exemplo.
2. Use o Google Meu Negócio
Uma maneira de garantir a eficiência da sua estratégia de inbound marketing para restaurantes é otimizar o seu site para a busca local. O Google Meu Negócio é uma plataforma que pode te ajudar nisso, pois, criando uma conta lá, você garante que as informações de localização, reviews, horário de funcionamento e fotos apareçam na página de resultados do buscador.
Desse modo, se o usuário está procurando por uma informação específica e rápida, ele não precisa entrar no seu site e, assim, sua experiência com o restaurante se torna mais positiva.
3. Crie conteúdos para blog
Além de ter um site, é indicado que você também tenha um blog dentro do seu próprio domínio. A criação de conteúdo é muito importante no inbound marketing, afinal, ela atrai mais visitantes, educando-os e trazendo mais consciência sobre suas dores e problemas.
Por exemplo, se seu restaurante serve hambúrgueres gourmet, você poderia escrever artigos sobre os melhores hambúrgueres da cidade, dar dicas de receitas, falar sobre a facilidade de comidas práticas e assim vai.
O conteúdo relevante atrai mais visitantes, e consequentemente, aumenta o engajamento do seu domínio. Assim, o Google vai automaticamente reconhecer que o seu site tem autoridade, posicionando-o no topo das buscas. Calma que você vai entender melhor sobre isso abaixo.
4. Trabalhe o SEO
O SEO é uma área do marketing digital que envolve muito mais do que apenas autoridade, é claro. Portanto, além de criar conteúdos de qualidade para atrair visitantes, você deve otimizar o seu site da seguinte forma:
- Tenha um design responsivo;
- Otimize o texto e o conteúdo dos seus artigos;
- Otimize as imagens do site;
- Crie uma estratégia de link building e backlinks;
- Teste a velocidade de carregamento do site e aprimore-a.
Você também pode avaliar o desempenho de SEO do seu site através de ferramentas de análise e auditoria.
5. Tenha iscas de leads
Não adianta ter milhares de visitantes no seu site se eles não estão sendo convertidos em leads e em potenciais clientes. Por isso, é fundamental disponibilizar iscas de leads para captar esses contatos e cadastrá-los na sua lista de emails.
Pense em iscas que realmente chamem a atenção do lead e façam com que ele tenha vontade de frequentar o seu restaurante, como: pedir o email em troca de um cupom de desconto, um drink ou um aperitivo.
Como criar relacionamento através do inbound marketing para restaurantes?
O próximo passo do inbound marketing para restaurantes é investir em marketing de relacionamento. Você já atraiu leads e despertou a curiosidade deles. Agora, precisa nutri-los com conteúdos mais pessoais que ativem uma conexão emocional entre a sua marca e seu cliente.
Veja algumas mídias e canais que você pode usar para cultivar um bom relacionamento com seus leads.
Email marketing
Pelo email marketing, é possível nutrir seus leads com conteúdos de valor. Abaixo, alguns exemplos de boas práticas de relacionamento dentro do email marketing:
- Programas de fidelidade: todo cliente adora se sentir especial, ainda mais se ele costuma comprar com frequência da sua empresa. Dentro do seu programa, você pode oferecer promoções exclusivas, mimos, drinks gratuitos e até mesmo liberar as melhores receitas e segredos do seu restaurante;
- Pesquisa de opinião: as pesquisas de opinião também servem para estreitar o relacionamento e ajudam com ideias para você elaborar novas receitas e pratos;
- Projetos sociais: criar iniciativas sociais vai te aproximar ainda mais da sua comunidade. Um exemplo é o chef Jamie Oliver, criador do Food Revolution, um projeto feito para incentivar hábitos de alimentação mais saudáveis em cidades americanas.
Redes sociais
As redes sociais também são parte fundamental de qualquer estratégia de inbound marketing para restaurantes. Veja alguns exemplos de ações e conteúdos que você pode criar:
- Check-in no Facebook: se o seu estabelecimento providencia wi-fi gratuito, você pode incentivar as pessoas a fazerem check-in no seu restaurante em troca de algum brinde;
- Conteúdos de valor: a criação de conteúdos vai te ajudar a criar uma comunidade de clientes e fãs. No Instagram, por exemplo, há diversos recursos interativos e divertidos que a sua marca pode usar para gerar engajamento;
- Reviews: você também pode investir em marketing de influência. Ao pagar influenciadores para falar da sua marca nas redes sociais, você gera mais brand awareness e, dessa forma, conquista novos públicos.
Aplicativos
Trabalhar com delivery é uma opção obrigatória hoje em dia, afinal, com as crises globais e a necessidade de distanciamento social, aplicativos com serviços de entrega estão atraindo cada vez mais usuários.
Você pode escolher entre ter seu próprio aplicativo na Apple Store ou então terceirizar através de outros apps de delivery, como iFood, UberEats e Rappi.
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