Com o uso elevado dos smartphones, as empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de seus próprios aplicativos. Lojas que antes trabalhavam apenas com um site, hoje, tornam o processo de compras ainda mais fácil através de um app. Contudo, para ter bons resultados, é preciso entender de otimização.
Se o seu aplicativo não estiver bem rankeado na loja de apps, ele dificilmente será achado pelas pessoas e, assim, sua taxa de conversão vai cair. Mas não se preocupe: é possível aumentar a visibilidade do seu aplicativo através da App Store Optimization.
Não sabe o que é isso? Nunca ouviu falar? Então, vamos lá que a gente vai te explicar direitinho como aplicar essa técnica para aumentar os seus downloads. Por isso, acompanhe os próximos tópicos:
- O que é App Store Optimization?
- Por que essa estratégia é importante para o crescimento dos aplicativos?
- Como fazer App Store Optimization?
Vem com a gente!
O que é App Store Optimization?
App Store Optimization (ASO) é uma estratégia de otimização de aplicativos que visa aumentar sua visibilidade dentro das lojas de apps. Se você já ouviu falar em SEO, deve ter percebido a semelhança. A diferença, no entanto, é que na Search Engine Optimization (SEO), a otimização é feita para aumentar a visibilidade de páginas da web.
Com o ASO, o seu aplicativo vai subir no ranking nas buscas da loja de aplicativos, tornando-o mais visível e aumentando seus downloads orgânicos. Isso significa que você não precisa investir em anúncios para atrair usuários.
Há diversas práticas dentro do ASO que você pode fazer para melhorar seu desempenho, como a otimização do nome do aplicativo, do ícone, dos screenshots, dentre outros.
Por que essa estratégia é importante para o crescimento dos aplicativos?
Muitos profissionais de marketing acreditam que a otimização de apps é a melhor estratégia dentro do mobile marketing, pois ela costuma atrair clientes mais aquecidos. Bom, vamos ver alguns dos seus benefícios abaixo!
Mais visibilidade e destaque
Apesar do universo dos aplicativos ainda ser recente, já existem mais de 5 milhões de apps disponíveis na Apple Store e na Google Play Store. Então, é provável que você enfrente uma dura competição nesses marketplaces. Ao aplicar App Store Optimization, você aumenta sua visibilidade e destaque perante os competidores.
Aumento de downloads orgânicos
A grande vantagem que o ASO traz é o aumento de downloads orgânicos. Downloads orgânicos são instalações que acontecem quando um usuário procura por seu app na loja naturalmente, sem o uso de anúncios pagos. Ou seja: basta que ele pesquise por uma palavra-chave relacionada ao seu app e pronto!
Com mais downloads orgânicos, menor será o seu CAC (custo de aquisição por cliente) e mais estável será o seu crescimento.
Mais conversões
Lembre-se de que o App Store Optimization também visa aumentar a sua taxa de cliques, gerando novas conversões. Afinal, não adianta veicular anúncios se o usuário entra na página de detalhes do app e desiste de baixá-lo. Portanto, um dos benefícios do ASO é identificar falhas na página de downloads e aprimorá-las.
Clientes mais qualificados
Usuários que estão buscando algo específico na loja de app já se encontram mais preparados e aquecidos para fazer um download e se tornar um cliente. Com os anúncios pagos, não é bem assim: uma boa parte dos Ads são ignorados pelas pessoas, pois elas não estavam procurando por nada naquele momento.
Dessa forma, pode-se dizer que a estratégia de App Store Optimization gera clientes mais qualificados e mais fieis.
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Como fazer App Store Optimization?
Viu só como aplicar ASO é importante para a publicação dos seus aplicativos? Bem, agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre isso, vejamos como fazer essa otimização em um passo a passo simples.
1. Escolha o nome do seu app
Escolher o nome do seu app é uma das partes mais importantes da App Store Optimization. Se o nome for inadequado e não estiver relacionado com a sua utilidade, será mais difícil atrair usuários. Portanto, recomendamos que você crie um nome curto, fácil de ler e único.
Além disso, é considerada uma boa prática de ASO utilizar a palavra-chave do seu app no nome. Esse fator é um dos que mais pesa no ranking do algoritmo. Você pode colocar a palavra-chave ao final do nome do aplicativo, separado por um travessão, se preferir.
2. Faça uma busca de palavras-chave
Uma palavra-chave é um termo ou frase que os usuários buscam para achar aplicativos em lojas de apps. E assim como acontece no SEO, no App Store Optimization, elas possuem um papel imprescindível.
Para escolher um bom grupo de palavras-chave, você precisa considerar quais são as necessidades da sua audiência. Pense nos seguintes itens:
- Quais as funções do meu aplicativo?
- Quais sinônimos descrevem essas funções?
- Que tipos de palavras os apps concorrentes estão utilizando em sua descrição?
- Em qual categoria meu app se encaixa?
- Quais termos meu público costuma usar para solucionar um problema?
Você também pode usar ferramentas de automação que ajudam a identificar palavras-chave relevantes para o seu nicho, como por exemplo o Rank My App.
3. Escreva sua descrição
A descrição de um app é um texto que explica o que aquele aplicativo faz, para que serve e quais funcionalidades ele possui. A sua otimização é essencial para que o usuário seja convencido de que vale a pena fazer o download. E ali, você também deve usar as palavras-chave que já selecionou anteriormente.
Na Google Play Store, as palavras-chave da descrição são um importante fator para o ranking do algoritmo. Já na Apple, a metadata da descrição tem menos importância.
4. Utilize screenshots e vídeos
Quando você clica em um aplicativo para saber mais, há uma página de detalhes com a descrição do app e algumas imagens. Essas imagens são os screenshots e os vídeos. Elas ajudam o usuário a compreender as funções do aplicativo e servem como uma “prova” do que está por vir.
Ao demonstrar como o aplicativo funciona por dentro, você gera um desejo no cliente e, consequentemente, aumenta suas taxas de conversão.
Ao inserir screenshots e vídeos do seu app, tenha em mente essas boas práticas:
- Demonstre que o aplicativo é fácil de ser usado e tem uma interface simples;
- Tire screenshots das funções mais importantes;
- Se você tem um app de edição, por exemplo, use vídeos ou gifs para ilustrar o resultado final da foto.
5. Responda às suas avaliações
As avaliações também fazem parte da App Store Optimization e não podem ser deixadas de lado. Segundo pesquisas do App Radar, 80% dos usuários mobile leem no mínimo uma avaliação antes de fazer o download.
Procure então responder todas as avaliações feitas pelos usuários. Se há feedbacks negativos, busque primeiro solucionar o problema da pessoa e depois lhe dê uma resposta. Quanto mais você colocar o cliente como centro da sua atenção, melhor será a imagem da sua empresa.
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