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as ferramentas do marketing de relacionamentoMarcas mais humanizadas e com abordagens pessoais são cada vez mais valorizadas nos tempos atuais. De nada adianta ser um “guru do marketing” e bater metas de vendas sem desenvolver o marketing de relacionamento. Afinal, as pessoas anseiam por autenticidade, relações sustentáveis e transparência.

Os valores da sociedade estão mudando. O público quer consumir marcas que representam seus ideais e que vestem a bandeira que o mesmo apoia. Ou seja, quanto mais proximidade na relação entre marca e público, melhor. Portanto, o relacionamento é uma das chaves para construir fidelidade.

Quer fidelizar seus clientes utilizando as melhores ferramentas de marketing de relacionamento? Então acompanhe os próximos temas deste artigo:

  • Qual a definição de marketing de relacionamento?
  • As melhores ferramentas de marketing de relacionamento;
  • Endomarketing e marketing de relacionamento.

Vamos lá?


Qual a definição de marketing de relacionamento?definicao marketing relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia que visa criar relações duradouras entre as empresas e seus clientes. Ele possibilita o aumento de autoridade e a fidelização de consumidores. Geralmente, as marcas mais amadas e idolatradas ao redor do mundo são as que mais investem no marketing de relacionamento.

Portanto, o foco dessa estratégia de marketing não são as vendas, e sim os clientes. O seu objetivo principal é fazer dessas pessoas grandes defensoras da marca. E como todo bom profissional de marketing sabe, defensores e embaixadores das marcas são os fãs mais apaixonados e que mais têm chance de divulgar seus serviços oferecidos sem que você precise arcar com custos para isso.


As melhores ferramentas de marketing de relacionamentoAs melhores ferramentas de marketing de relacionamento

Existem diversas ferramentas disponíveis para você fazer ações de marketing de relacionamento. Algumas delas são ferramentas típicas do marketing tradicional, outras são do marketing digital. Veja como usar cada uma delas.

Email Marketing

O email marketing é uma ferramenta poderosa para criar laços com os consumidores. Com ele, você pode personalizar suas mensagens e realizar diversas ações, como:

  • Parabenizar o cliente em datas comemorativas;
  • Oferecer conteúdos relevantes que gerem valor através das iscas virtuais;
  • Criar promoções especiais, descontos, bônus e brindes;
  • Estabelecer uma relação próxima com linguagem pessoal;
  • Enviar pesquisas de satisfação;
  • Divulgar programas de fidelidade.

O email marketing qualifica relacionamento com o consumidor porque estabelece um diálogo próximo e tira todas as dúvidas dele,  através de conteúdo informativos.


Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade são ferramentas utilizadas de forma frequente em marketing de relacionamento. Eles são usados principalmente por empresas aéreas, administradoras de cartões de crédito, bancos, cinemas e farmácias. Esses programas oferecem benefícios e vantagens referente aos produtos e serviços das marcas.

Alguns desses benefícios incluem o acúmulo de pontos ou milhas que podem ser gastos em produtos, como no caso de empresas aéreas e farmácias. Ou então, outro benefício pode ser o direito de receber um produto de graça depois de um determinado tempo usando certo serviço, como no caso de restaurantes e cinemas.


Redes Sociais

Você sabia que estar presente nas redes sociais é uma ótima maneira de cultivar um relacionamento a longo prazo com os seus consumidores? É aí que entra o marketing de conteúdo. Postar conteúdo que engaje e gere interações é uma maneira de se aproximar do seu cliente e mantê-lo fidelizado.

Não esqueça de postar conteúdos personalizados, de acordo com cada tipo de persona. Dessa forma, seus clientes se sentirão especiais.

Você pode utilizar os seguintes tipos de conteúdo:

  • Ofertas de produtos;
  • Materiais educativos;
  • Consolidação da marca;
  • Conteúdo que gere engajamento.

Automação de Marketing

A automação de marketing é mais uma excelente ferramenta de marketing de relacionamento. Através dela, você cria uma estrutura de comunicação para um fluxo de relacionamento. Eles são desenvolvidos de forma automática para todo um segmento de leads e clientes.

Com a automação de marketing, você envia mensagens personalizadas para cada persona, correspondendo às suas necessidades específicas. Você se comunicará com a pessoa certa, no momento certo e através do melhor canal. Assim, você solucionará o problema de seus clientes de maneira muito mais eficiente.

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Customer Success

A área de Customer Success complementa o marketing de relacionamento. A experiência do time de Sucesso do Cliente irá servir para gerar ideias de conteúdo e formatos para serem utilizados em campanhas de marketing digital. Além disso, essa área auxilia no relacionamento com os clientes, ajudando-os durante a implementação do produto/serviço, no uso, treinamento e suporte.

Pós-venda com automação de marketing: como fazer?


O Endomarketing e o Marketing de Relacionamentoendomarketing

Você já parou pra pensar como o endomarketing está relacionado ao marketing de relacionamento? Bem, para ter sucesso no mundo empresarial, é preciso contar não apenas com clientes satisfeitos, mas também com funcionários engajados e felizes.

O endomarketing é uma ferramenta que pode ajudar a motivar os colaboradores das empresas através de ações que melhoram a comunicação interna do local de trabalho. Ele gera um sentimento de confiança mútua entre empresa e colaborador.

Assim, as ações de endomarketing fazem com que os funcionários se sintam motivados, respeitados, reconhecidos e satisfeitos. Com essas emoções positivas dentro da empresa, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e produtivo.

Esses são alguns exemplos de ações de endomarketing que você pode fazer dentro da sua empresa:

É preciso saber que o sucesso da sua empresa também depende de como os seus colaboradores enxergam ela. Afinal, se nem o seu colaborador acredita na sua organização, então porque os clientes deveriam acreditar? A influência dos funcionários em potenciais compradores é gigantesca, e isso é comprovado.


Como você pode ver, o marketing de relacionamento é essencial para que a sua empresa prospere e conquiste clientes que retornem mais tarde para fazer compras recorrentes. A diferença entre comprar ou não do concorrente pode estar na relação que uma marca estabelece com os seus consumidores.

Agora, você está preparado para estabelecer uma ligação mais forte entre sua marca e seu cliente. Então, está na hora de passar para a próxima etapa! Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais.

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