O Gmail implementou o recurso de abas para que seus usuários organizem melhor suas mensagens em sua caixa de entrada. Mas você sabe o quanto essas abas podem impactar nos seus resultados para quem possui uma conta no Gmail?
Uma nova coleção chegou na sua loja e você está louco para mostrar para seus clientes, certo? Então, você monta um email marketing com mostruário, links para o e-commerce e tudo que tem direito. Sua mensagem está lindona, pronta para fazer com que suas vendas cresçam e tcharã: seu email foi parar na aba de “promoções” do Gmail! Você sabe qual será o impacto disso em sua campanha de email marketing? E nos resultados finais de venda?
De acordo com um levantamento de dados sobre email marketing no Brasil feito pela Dinamize, o provedor de email “Google“, que inclui as contas gratuitas do Google (@gmail.com) e também as contas empresariais (GSuite), 24,69% da base de contatos de quem realiza ações de email marketing é composta por endereços de email do Google. Por essa razão, conhecer os parâmetros que são avaliados pelo Google e todo o algoritmo que envolve esse tipo de classificação é uma necessidade para quem utiliza o email marketing como um canal de vendas e comunicação.
Como funciona a aba de promoções do Gmail?
Agora que você já sabe que o o comportamento de seu email no Gmail é muito importante para sua estratégia, vamos entender como funciona esse redirecionamento para a aba de promoções do Gmail. Toda vez que um novo email chega no provedor do Google, ele realiza uma série de verificações no conteúdo da mensagem. De acordo com as informações identificadas, ele irá associar a mensagem a uma das abas: Principal, Social, Atualizações, Fóruns ou na aba de Promoções. O Gmail criou essas subcategorias com o objetivo de auxiliar os usuários com a organização da sua caixa de entrada.
Segundo a Return Path, 68,4% do conteúdo vai diretamente para a aba de Promoções do Gmail. Enquanto isso, somente 2,41% vai para a aba Principal do provedor.
Porém, a taxa de abertura da aba de promoções não é muito inferior à taxa de abertura na aba Principal. No último levantamento, a taxa de abertura da aba Promoções estava em 19,2%, ou seja, 2,8% a menos que a abertura na aba Principal.
Como evitar cair na caixa de promoções
Primeiro de tudo, por mais que você tente burlar inicialmente o algoritmo do Google, com o passar do tempo, eles irão atualizar as verificações de segurança. Ou seja, você acabará caindo nesse filtro novamente em algum momento, caso envie conteúdo promocional.
No gráfico abaixo, você pode ver que o índice de acertos do Gmail, quanto à classificação das mensagens enviadas, ultrapassa os 90%:
Além disso, a aba Promoção é considerada parte da Caixa de Entrada do Gmail. Isso quer dizer que o seu email não está sendo considerado spam e sim, um conteúdo de interesse do usuário, porém promocional. Com essa informação em mente, veja abaixo os principais cuidados que você precisa ter para evitar ter essa classificação.
ARE YOU READY?
1. Autenticações corretas e validadas
Tenha as configurações de SPF, DKIM e DMARC validadas corretamente. Essas configurações fazem com que as mensagens enviadas pelo seu remetente sejam consideradas confiáveis pelo Google.
A importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus emails
Google Postmaster Tools – Saiba como melhorar seus resultados no Gmail
DMARC – Saiba porque é importante configurar
2. Evite palavras comuns em anúncios de promoções
Cuidado com as palavras que você utiliza no assunto e corpo do seu e-mail. Como já vimos aqui no blog, algumas palavras não são bem vistas pelos provedores, especialmente pelo Google. Evite expressões comuns em conteúdos promocionais, como “compre”, “venda”, “R$” ou outras, elas podem levar você diretamente para aba de promoções.
3. A classificação do seu domínio no momento do registro
Quando você criou e registrou o seu site, ele foi classificado de acordo com o conteúdo que é publicado nele. Se categoria de seu site estiver mapeada como “Shopping”, por exemplo, existe grande chances de seu conteúdo já ir diretamente para a aba promoções, por já estar pré-definido que o conteúdo enviado será promocional.
Veja como consultar a categoria de seu site:
Informe a URL do site que você utiliza para realizar os envios de email;
Depois disso, você saberá qual a classificação do seu domínio.
4. Muitas imagens no email
Um erro comum na criação do email é produzir todo o conteúdo através de imagens, sem utilizar texto. Mesmo que em seu email tenha texto dentro da imagem, o provedor não conseguirá ler o conteúdo que está dentro da mensagem.
Quando um conteúdo é composto apenas por imagens, o provedor não consegue analisar o tipo de conteúdo produzido, o que pode fazer com que sua mensagem seja classificada de forma equivocada. Portanto, não esqueça de incluir texto no email marketing, considerando sempre que um envio 50% texto e 50% imagem aumenta suas chances de entrega.
5. Muitos links diferentes em sua mensagem
Não inclua muitos links na sua mensagem. Um ou dois links diferentes no máximo.
6. Muitas tags HTML e CSS diferentes
Diferente de páginas da web, as mensagens de email não podem contar com alguns conteúdos específicos para que sejam exibidas da forma adequada e, com isso, gerar interação do público.
Alguns webmails, como por exemplo o Gmail, removem a tag <style> do email, o que afeta a forma como a mensagem é visualizada. No email marketing, é importante utilizar o tipo de CSS inline, que é o que permite personalizar o conteúdo sem ter alguma característica dele perdida.
7. Segmente seus contatos
Separe os leads de acordo com suas preferências e nível de engajamento. É possível criar ações com base em produtos de interesse, comunicações focadas nos leads mais próximos de uma compra e até ações de reengajamento.
Conheça nosso Guia completo da Segmentação de Contatos
8. Evite conteúdo promocional em seus envios transacionais
Se você realiza envios transacionais e também promocionais, o ideal é possuir um remetente/domínio para cada ação para evitar ser classificado de forma errônea.
Aproximadamente 20% dos emails podem não chegar na caixa de entrada, isso é um grande impacto para quem luta para melhorar suas taxas de abertura. Por isso, recomendamos a leitura do texto: Entregabilidade de Email Marketing – Tudo o que você precisa saber.
Para quem não interage com você há muito tempo, realize ações específicas, buscando mobilizar novamente esse público. Veja as principais ações de reengajamento para uma base de contatos inativa.
Portanto, para otimizar a entrega de seu email marketing é necessário seguir sempre as boas práticas do email marketing e manter uma consistência e relevância no seu conteúdo. E claro, não esqueça que a captação e manutenção constante de sua base de contatos de email é primeiro ponto que deve ser analisado em suas estratégias de email marketing.
Referências:
Return Path – Benchmark 2019