Embora não seja a principal data comemorativa do ano, o Dia das Crianças também representa aumento de vendas. De acordo com estudo realizado pela Ebit/Nielsen, em 2018, a saída de produtos foi 5% maior do que no ano anterior, gerando uma receita de R$1,82 bilhões.
Já que a data gera cada vez mais vendas, listamos algumas dicas para você melhorar os seus resultados.
O estudo
A Social Miner e a Opinion Box realizaram, recentemente, um estudo de intenção de compra no Dia das Crianças.
Veja abaixo os principais apontamentos da pesquisa e como utilizá-los em seu negócio.
O valor dos produtos importa
Promoções, principalmente em datas comemorativas, mobilizam o público a comprar. 74,8% das pessoas escolhe a loja em que vai comprar a partir das promoções que ela apresenta. As promoções podem, inclusive, convencer aqueles consumidores mais indecisos.
Outro tópico destacado por boa parte dos entrevistados (67,5%), é o preço dos itens. Embora esteja relacionado às promoções, ele indica que os consumidores podem ser interessar por produtos que já tenham um valor atrativo, sem a necessidade de uma promoção específica.
Boas experiências com a marca também
Se você não pode se dar ao luxo de alterar os preços dos seus produtos para datas como essa, fique tranquilo. Existem outros fatores que também são valorizados pelos consumidores.
O estudo mostrou que facilidade no pagamento (34,5%) e atendimento (26,5%), também influenciam. Isso quer dizer que, mesmo sem mexer nos preços dos seus produtos, você pode garantir a satisfação de clientes.
Mais um dado, agora de outra pesquisa, para mostrar a você que os clientes podem se engajar com a sua marca por fatores além dos preços. A PWC apresentou uma pesquisa que mostra que consumidores aceitam pagar até 1/3 a mais por produtos de empresas que proporcionem boas experiências ao público.
Mais sobre a importância do atendimento
Sabe quando você sente que está com alguma dúvida sobre um produto, que precisa pesquisar mais opções de compra? Em muitos casos, uma consulta nas redes sociais da marca já resolve, mas, quando isso não é o suficiente?
É aí que entra a importância de um atendimento de qualidade. As pessoas valorizam marcas que prestam um bom serviço ao se relacionarem com o público, solucionando dúvidas e trazendo informações complementares sobre os produtos.
Como atender as preferências do público
Você deve estar se perguntando: legal, muitos números etc, mas como EU vou fazer isso? Calma, nós temos sugestões para você 😉
Para fazer com que sua comunicação com o público seja mais efetiva, faça automação de marketing. Com ela, sua abordagem pode ser personalizada de acordo com a etapa em que os contatos se encontram.
Diferenciando o nível de engajamento do público
Se o assunto é vender mais no Dia das Crianças, nada mais necessário do que entender que o público que acompanha você é composto por pessoas com níveis diferentes de interesse.
Se as pessoas que seguem você não estão todas “na mesma sintonia”, é necessário estruturar ações que sejam efetivas para cada uma delas. Aqui entra a automação de marketing.
Construindo uma base de contatos
Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, é possível criar anúncios voltados para a captação de novos contatos. Esses anúncios podem ser direcionados para quem já segue sua marca ou então para públicos semelhantes a eles.
A ideia é criar um anúncio que leve os usuários para um formulário de cadastro. A partir do momento que as pessoas se cadastram, trabalhe com ações para mantê-las engajadas, como envios de email marketing, SMS, ou até mesmo novos conteúdos nas redes sociais.
Também é possível atrair contatos a partir do seu site, criando formulários que podem ser fixos ou então exibidos em pop-ups, acionadas de acordo com a interação do usuário nas páginas em que navega.
Ações voltadas para a venda
Se estamos falando de uma data que movimento receita, não podemos deixar de falar de ações para… vender. A automação de marketing permite a identificar os contatos mais próximos de se tornarem clientes, você vai entender melhor como isso funciona a seguir.
No seu site, a automação de marketing pode ser utilizada, tanto em ações de captação de contatos quanto para gerar novas vendas. Com ela, você identifica as páginas acessadas pelos seus contatos e, a partir dos dados obtidos, consegue produzir conteúdo de acordo com o interesse dos contatos.
Um exemplo prático de automação de marketing para gerar vendas: um contato acessa o seu site e navega na página sobre um determinado produto. Com essa informação, você cria um envio de email marketing com mais detalhes sobre o produto e, se for possível, um desconto especial.
Identificando oportunidades de venda com automação de marketing
Relacionamento com o público
É normal associar o termo relacionamento ao contato que as empresas têm com seus clientes. Essa é uma etapa muito importante, mas, antes tratar dela, vamos falar sobre outras partes do público.
Não esqueça de dar atenção a quem ainda não adquiriu nenhum produto, mas acompanha sua marca e está interessado em saber mais sobre ela. Toda a atenção – e informação – dada aos contatos pode ser importante.
Voltando aos clientes: quando eles estão engajados com sua marca, podem indicá-la para outras pessoas e, em alguns casos, podem até voltar a comprar. Na pesquisa Social Miner/Opinion Box, em um questionamento sobre fidelidade às marcas, 41,9% dos entrevistados disse que ter “confiança na loja” é importante. O atendimento foi destacado por 30,3% das pessoas como um fator que agrega às empresas.
Esse relacionamento pode ocorrer por email, redes sociais, atendimentos presenciais e outros. O que importa para você, como marca, é entender quais os canais mais utilizados pelos seus clientes e garantir presença neles. Assim, você presta o melhor serviço para o público e, de quebra, aumenta o engajamento das pessoas com o seu negócio.
Se organize para as datas comemorativas
Esse foi o resumo com algumas dicas para se sair bem no Dia das Crianças. Se você ainda não começou a planejar suas ações de marketing para essa data, não perca tempo.
Vale lembrar que datas comemorativas são, em sua maioria, efetivas quando o assunto é gerar mais receita. Tudo depende do quanto essa data pode ser explorada pelo seu negócio e, é claro de um bom planejamento.
Se quiser dar uma olhada nas principais datas comemorativas, veja essa página do Google com diversos (mesmo) eventos que você pode explorar.
Referências:
Pesquisa de intenção de compra (Social Miner/Opinion Box)
Faturamento de varejo online no Dia das Crianças cresce 5% (Reuters)