Saiba quais palavras são pontuadas como SPAM no email marketing

Compartilhe este conteúdo

Palavras pontuadas como spam
Quando trabalhamos diretamente com email marketing é necessário tomar alguns cuidados ao montar o conteúdo textual da peça.
Os provedores de recebimento realizam uma varredura no corpo da mensagem e identificam algumas palavras que são pontuadas negativamente, aumentando as chances de classificar o email como SPAM.
Ao criar uma peça de email é bastante comum a seguinte rotina:
– Definir o objetivo da mensagem a ser enviada;
– Delimitar o público;
– Montar o conteúdo em texto e o layout;
Revisar tudo e, finalmente, pensar em um título que irá compor o assunto do email enviado.
Mas você sabia que existem algumas palavras de origem estrangeira que pontuam negativamente também? Você pode estar usando essas palavras sem perceber.palavras spam
Como os filtros anti-Spam são originalmente de língua inglesa, eles estabelecem uma relação de palavras-chave “proibidas” assim como no português.
O filtro do SpamAssassin, por exemplo, funciona dando uma pontuação a cada mensagem que entra, baseado em diferentes “testes” que faz analisando todo o conteúdo da mensagem.
Palavras de origem latinas podem ser interpretadas pelos provedores e classificadas com o critério “tentativa de esconder palavras no corpo” por conterem, em parte, aquela palavra inglesa pontuada negativamente.
Alguns exemplos:

  • AMBIEN
  • CREDIT
  • SOFTWARE
  • REMOVE

comercioComércio

Expressões relacionadas à venda de produtos e serviços são os maiores alvos dos filtros anti-spam:

  • Compre
  • Aproveite
  • Grátis
  • Desconto
  • Promoção
  • Oferta
  • Imperdível
  • Preços / Valores
  • Frete grátis
  • Despachamos para todo o Brasil

urgencia

Urgência

Utilizar o senso de urgência pode ser uma ótima ideia para levar o seu público a praticar alguma ação, mas palavras como essas geralmente são classificadas como spam:

  • Agora / Já
  • Última chance
  • Hoje
  • Tempo limitado
  • Não perca tempo
  • 24 horas
  • Urgente
  • Imediato
  • Só até amanhã

chamadas

Chamadas

Escrever assuntos de email com termos focados na persuasão como uma boa ferramenta de marketing também podem parecer eficientes, mas têm a grande tendência dos seus destinatários nem visualizarem.
As famosas Call-To-Action, também conhecidas como CTAs, ilustram bem isso:

  • Clique
  • Assine
  • Visite o site
  • Saiba mais
  • Dê uma olhada
  • Leia agora
  • Não exclua
  • Veja isso
  • Confira
  • Abra
  • Isso não é spam
  • Atenção
  • Especialmente para você
  • A informação que você pediu

Recomendamos fortemente que revise seu texto, alterando essas palavras por outras semelhantes mas com a escrita diferente a fim de evitar problemas.

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.