Marketing Digital como instrumento de campanhas políticas

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Entendendo esta realidade, empresas e figuras públicas têm pensado, cada vez mais, em estratégias direcionadas ao público da web.Hoje em dia, estamos conectados à internet na maior parte do tempo. Não saímos de casa sem nossos smartphones e dependemos deles para quase tudo em nossas vidas.

A divulgação de seus ideais e estratégias políticas, combinada à sua presença nas redes sociais, o aproximou muito dos eleitores, que se identificaram com seu relacionamento com a tecnologia.

Entendendo esta realidade, empresas e figuras públicas têm pensado, cada vez mais, em estratégias direcionadas ao público da web. Diante desta atmosfera tecnológica em que vivemos – o marketing digital é um ótimo instrumento também para campanhas políticas, pois é a melhor forma de se aproximar dos eleitores que estão sempre à procura de informações nas redes sociais.

obamaEleito duas vezes presidente dos Estados Unidos, Barack Obama é o melhor exemplo do potencial que o marketing digital tem no meio político. Ele foi o candidato que conseguiu revolucionar a forma de fazer campanha, ao entender que a forma de enviar mensagens mudou, bem como os canais onde estas mensagens serão distribuídas.

Embora não tenha sido o único político a utilizar o marketing digital para divulgar sua “marca”, Obama compreendeu que era desta forma que conseguiria obter os resultados que almejava, então tornou esta a sua principal estratégia, dedicando mais tempo e dinheiro que os demais candidatos.

Por mais que não exista uma lista exata de estratégias para uma campanha de sucesso através do marketing digital, listamos algumas opções de como obter bons resultados:

Através de uma série de técnicas de otimização para sites e blogs, como SEO – Search Engine Optimization, é possível melhorar o posicionamento de suas páginas em ferramentas de busca e, consequentemente, aumentar os acessos.

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Utilizando o marketing digital nas campanhas políticas, é possível manter um relacionamento mais engajado com os eleitores. Se um candidato já tem um site, ele poderá utilizar o Google Analytics como fonte de informações sobre o eleitorado e coletar dados para mensurar a quantidade de possíveis votos, acompanhando as tendências atuais.

Pela importância que o marketing digital provou ter nas campanhas políticas, a tendência é que os envolvidos neste meio comecem a utilizar mais os recursos disponíveis e consigam monitorar e estabelecer um relacionamento com os eleitores, de uma forma mais eficiente e direta.

O ponto principal da estratégia deve ser entender o comportamento do cidadão na internet para então desenvolver as táticas de acordo, traçando um planejamento específico para o perfil identificado.

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