Uma boa estratégia de marketing é baseada no acompanhamento de métricas, principalmente para ter mais conhecimento sobre os seus clientes em potencial.
Saber quantas visualizações seu site tem, quais as páginas são as mais acessadas, quanto tempo cada usuário permanece navegando e todas as outras informações que você pode analisar vão ajudá-lo a otimizar sua estratégia e, consequentemente, melhorar seus resultados.
O Google Analytics, disponibilizado de maneira gratuita, torna o monitoramento de seu site, blog ou loja virtual muito mais detalhado. Ele apresenta dados completos sobre a navegação e os visitantes de seu site, desde o momento da pesquisa até as conversões.
É composto, basicamente, por um serviço de coleta de dados nos servidores do Google, realizado através de uma sequência de processos de análise dos sites, que são expressos em um relatório. Para poder verificar seu site, é necessária a inserção de um código Javascript em cada uma das páginas do site a ser analisado.
Veja também algumas dicas sobre métricas em outros artigos:
Métricas e indicadores mais importantes do e-mail marketing:
Métricas servirão para que você construa um indicador. O indicador sim, permitirá concluir algo sobre um cenário.
O que é Churn Rate e como calcular seu impacto para reduzi-lo?
O Churn Rate ou Taxa de cancelamentos é a métrica que estima o número de clientes ou interessados que deixaram de seguir a sua marca durante um período de tempo.
Criando conta no Google Analytics
Para a criação da conta, a única exigência é possuir um endereço de email vinculado ao Gmail ou Gmail for business.
Caso não possua o email, poderá criá-lo acessando este link de criação de conta. Com a conta criada, acesse a aba “Administrador” e defina configurações como nome da conta e do website, URL do website e categoria do setor.
Também é nesta tela do administrador que você irá obter a ID e o código de acompanhamento. O código de acompanhamento funciona como uma identificação ao site que deseja acompanhar, através do Analytics. Em caso de possuir mais de uma conta, será gerada um código para cada uma das contas monitoradas.
Esse código deverá ser inserido em cada uma das páginas de seu site (o que requer um certo conhecimento de programação). Outra possibilidade é através do plugin do Analytics para wordpress. Por último, pode ser feita uma integração com o Google Tag Manager.
Menus do Google Analytics
Na página inicial você tem um resumo de todas as contas e sites cadastrados. Clicando em alguma das opções, será redirecionado para a guia de relatório para que possa acompanhar a situação atual de seus sites.
No menu de Relatórios, você encontra opções de relatórios atualizados em tempo real, com informações sobre localização dos usuários, número de pessoas no site, em quais páginas elas estão navegando e também o número de conversões realizadas.
Existe também a possibilidade de criar relatórios personalizados, definindo métricas, dimensão do relatório e filtros a serem utilizados. Estas opções estão disponíveis na opção de Personalização.
Em Administrador, serão definidas as permissões que cada um dos usuários terá.Também é nesta opção que será feita a gestão dos sites que estiverem incluídos no Analytics.
Além destas funções, o ID de acompanhamento também está disponível nesta tela.
Algumas das Métricas que podem ser acompanhadas através da sua conta no Analytics são o número de visitantes no seu site (usuários); o tempo que ele permaneceu ativo (sessões); quantas páginas visitou neste tempo (páginas por sessão) e a taxa de pessoas que saíram do site sem interação (taxa de rejeição).
Também é possível acompanhar as Origens de Tráfego de todos os seus visitantes. Algumas das fontes mais comuns são a busca orgânica, resultado de uma busca não-paga no Google; anúncios em redes sociais (orgânicos ou pagos); link em um email; endereço digitado diretamente no navegador; outros sites ou blogs que direcionem ao seu ou campanhas pagas no Google.
Moral da história:
O Google Analytics é indispensável para o acompanhamento e otimização dos seus resultados. Integre todos os produtos do Google que você utiliza (Adwords, Keyword Planner, Analytics), conheça melhor o seu público e cresça cada vez mais.