Você sabia que mais de 40% dos envios chegam na caixa dos destinatários com as imagens bloqueadas por padrão?
Por que as imagens no email chegam bloqueadas?
Descubra tudo isso nesse post especial sobre o tema.
A principal razão pela qual as imagens nos emails são bloqueadas é devido a configurações de segurança, isso porque é comum o envio de conteúdo malicioso a partir de uma URL. Geralmente spammers encaminham imagens para que a partir da abertura, consigam identificar se o endereço de email encaminhado existe e também, conseguem mais informações como por exemplo, endereço de IP, localização, nome da empresa, etc, muitas vezes utilizadas de forma indevida e prejudicial ao destinatário.
Abaixo, uma imagem que mostra o que geralmente acontece:
Quem faz esse bloqueio?
O bloqueio das imagens é controlado pelo gerenciador de email do destinatário e dependerá de qual versão como ele irá ser exibido ao seu cliente. Muitas empresas possuem seguranças adicionais como firewall e antivírus para protegê-los destes possíveis ataques. Isso significa que muitos provedores bloqueiam o download de imagens por políticas de segurança, sendo que o usuário do email é o único que pode efetuar o desbloqueio.
Sua equipe de Marketing e Design passa horas trabalhando nas imagens para sua campanha de email, mas quantos contatos efetivamente conseguirão abrir o conteúdo?
O que fazer?
O que fazer?
- Faça parte da lista de contatos do seu destinatário
Ative o cadastro de contatos a partir do double opt-in, solicitando aos seus contatos que adicionem o seu remetente à lista de contatos deles; Para quem já está na sua base, peça que também adicionem seu remetente. -
Imagens utilizando a tag alt com css
Todos os provedores de email exibem a informação de texto alternativo (ALT text), utilizando um texto alternativo apropriado em todas as imagens. Faça com que seu email siga legível mesmo se exibido sem imagens; -
Use botões “À prova de bala”
Também chamado de BulletProof, é um botão feito totalmente em HTML simples e estilos inline definem características como cor, textura e sombreamento.
Sua característica principal, é ser vísivel na maior parte dos serviços de email, sendo muito interessante para compor call to actions.
Veja o exemplo abaixo:
<a style="background-color: #2975c7; border-radius: 4px; color: #ffffff; display: inline-block; font-family: sans-serif; font-size: 13px; font-weight: bold; line-height: 40px; text-align: center; text-decoration: none; width: 200px; -webkit-text-size-adjust: none;" href="http://">Exemplo de botão</a>
- Mantenha o equilíbrio entre imagem e texto
Muitos preferem usar emails baseados em imagem para manter a marca e entregar um projeto bonito, mas isso não é recomendável. Emails baseados em imagens não levam em consideração a responsividade para celulares, a acessibilidade para os deficientes visuais, e a maioria dos filtros de spam considera a baixa relação entre texto e imagens, como um fator que pontua em um eventual bloqueio.
Confira nosso post sobre o impacto da relação texto-imagem na entregabilidade das campanhas de email marketing. Baseado em um estudo da Email on Acid, empresa especializada em testes de email marketing, ele mostra detalhes interessantes dessa relação.
Siga estas dicas e garanta uma boa taxa de visualização e clique nos seus emails, até a próxima 😉
Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital