Mas o que deve ser observado?
O fato é que seu email pode sim ter características que o enquadram como lixo eletrônico.
Veja como identificar estes problemas a seguir
Esta é uma pergunta muito frequente no suporte da Dinamize. A forma de abordagem tendenciosa, palavras-chave clichê, e excesso de imagem em relação a textos são os fatores mais incidentes.
Existem alguns problemas que ocorrem toda vez que um indivíduo denuncia que você está enviando spam. A principal, e mais preocupante, é que a relação daquela pessoa com o seu negócio fica prejudicada.
As consequências de agir como spammer
Sua imagem, a sua marca, e sua reputação enfraquecem aos olhos daquele destinatário.
E nunca, jamais, subestime o quanto as pessoas podem prejudicar sua empresa. As consequências potenciais e óbvias em termos de fidelização de clientes e vendas são devastadoras. A internet é grande, e quem está descontente espalhará aos quatro cantos, em mídias sociais, fóruns que você faz spam! Além é claro, do boca-a-boca informal, que tem um enorme poder destrutivo e que é difícil de rastrear.
Não importa se você acha que merece o título de spammer ou não. Não importa que alguns destinatários acham que seus emails são muito bons.Quanto mais você agir como spammer, mais as pessoas vão considerá-lo como um spammer e maior é o risco da sua reputação ir pelos ares.
Quando você atingir um certo nível de reclamações, você pode (e vai) parar em uma ou mais blacklists.
Estas listas são usadas para rotular emails recebidos a partir desses remetentes como spam e evitar a sua entrega. E se a situação for mais grave, até seu provedor de serviço ou host encerrará sua conta de email.
Atitudes erradas silenciosamente minarão seu sucesso na entrega de emails e seu relacionamento com os clientes. Enquanto você continuar enviando os mesmos tipos de email, inconsciente dos danos a longo prazo que você está criando para o seu negócio. Então o que fazer para evitar tudo isso? Veja a seguir o que sugerimos:
Basicamente, são 5 pontos-chave que todo o email marketing honesto cumpre:
– Os destinatários solicitaram o email ? (são Opt-in?)
– O email chega em tempo hábil? (uma promoção de Black Friday, deve chegar na Black Friday, ou na véspera)
– O email é relevante para as necessidades do destinatário?
– O email permite que o destinatário compreenda rapidamente o conteúdo?
– O destinatário pode parar de receber os emails quando ele quiser?
Se este checklist for compreendido totalmente e aplicado com seriedade em sua abordagem, podemos passar então para a etapa técnica das medidas que evitam a classificação de spam. Segundo passo: cuidados gerais de elaboração da ação de email.
– Ter uma linha de assunto que reflita o conteúdo da peça.
– Envio usando remetente reconhecível e confiável (vide configuração de DKIM e SPF) .
– Usar textos e menos quantidade de imagens.
– Imagens com optimização de tamanho (compactação lossless).
– HTML inline e responsivo, que se adapta ao dispositivo ou cliente de email do contato.
-Tamanho máximo de HTML (80kb até 100Kb).
– Evitar estas palavras no assunto: Ganhe dinheiro, enviando emails, Trabalhe em casa, Divulgue seu/sua, 24 horas, Vagas abertas, Lista de e-mails, Lista de contatos, Telemarketing, Imperdível, Promoção, Grátis, Agora, Já, Mala direta, Frete grátis, Tempo limitado, Renda Extra, Dinheiro, Preços, Valores, Compre, Curso, Curso online, Perda de peso, Oferta, Agência de modelos, Crédito, Não perca tempo.
– Links na peça devem abrir urls autênticas, e com bom tempo de resposta (abrem em menos de 1 segundo)
Terceiro passo: configurações técnicas, simulações e testes
Configurações de domínio e remetente são vitais, como já falamos no artigo anterior dessa série, mas há algo que não se deve esquecer. Fazer testes! Isto é o que permite você saber o impacto de suas ações, e evitar problemas sérios.
Existem vários meios de testar:
Você pode ter um público em sua empresa destinado a isso e fazer as verificações técnicas em sistemas de antispam, como spamassassin. Alguns serviços de email marketing oferecem estas facilidades durante a elaboração do email.
Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital