O conteúdo do e-mail marketing, obviamente, é extremamente relevante e deve ser original, interessante, inédito e segmentado de acordo com a base de destinatários. Para um resultado melhor. Mas há uma característica na comunicação por e-mail que a difere da comunicação tradicional.
O e-mail é efêmero. Tem curtíssima duração. Alguns segundos, ou até menos, é o tempo que pode levar entre o destinatário colocar os olhos no e-mail dentro da inbox e deletá-lo. Ou, pior, denunciá-lo como spam.
Três fatores são extremamente importantes para que se ganhe a atenção do destinatário.
1. Remetente
Os olhos começam por QUEM. Quem enviou o email. Ele reconhecer o remetente ou a empresa remetente é o elo que identifica a segmentação e o engajamento. Se o remetente desconhece sua empresa há uma grande chance de já nesse primeiro item sua comunicação falhar, por isso a relevância de uma base engajada, com relacionamento prévio com a marca.
2. Assunto
Os olhos passam para O QUE. Aqui é fundamental usar a criatividade, instigar o destinatário a clicar. Fugir de assuntos genéricos, chatos e criar sempre um título novo que tenha impacto e que tem por objetivo fazer com o alvo de sua campanha leia e clique no email.
3. Conteúdo
Seu destinatário viu quem mandou, foi impactado pelo título e seus olhos “desceram” para o conteúdo. Para o COMO/QUAL. Ele teve sua curiosidade aguçada, seu e-mail chegou em boa hora. Aqui é fundamental que a comunicação seja direta, sem preâmbulos ou grandes introduções. Seu cliente está no trabalho, na frente do computador e reservou uns minutinhos para sua empresa. Dê o melhor conteúdo de cara.
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